por Fundação Gol de Letra

Os eventos de final de ano na Gol de Letra marcam a conclusão das atividades e são momentos em que as crianças e jovens da Fundação mostram seu trabalho aos pais e amigos da comunidade. A celebração de 2011, que aconteceu no sábado, dia 3 dezembro, durou o dia inteiro e incluiu a Caminhada às 8h da manhã, a tradicional Feira Cultural no período da tarde e a estreia da Feira Solidária, a partir das 17h.

Cerca de 70 pessoas participaram da 5ª edição da Caminhada Jogo Aberto que, este ano, contou com o percurso de 6 km. Realizada pelo programa Jogo Aberto, que atende 450 crianças e jovens na comunidade e tem parceria com duas escolas públicas da região, a atividade teve início na quadra do Programa e terminou na sede da Fundação Gol de Letra, no alto da Vila Albertina. Quem decidiu acordar cedo para participar recebeu uma ajuda da Coca-Cola, que distribuiu isotônicos i9 para os esportistas.

Embora o Jogo Aberto tenha celebrado o encerramento das suas atividades na última semana, com seu Festival Esportivo, a Caminhada foi a contribuição do Programa ao encerramento de mais um ano de atividades na Fundação Gol de Letra.

Musica na Feira Cultural

Quando os participantes da caminhada matinal ainda se dispersavam no portão da Fundação, na Rua Antônio Simplício, 170, uma equipe de colaboradores preparava a segunda ‘festa’ do dia: a Feira Cultural do programa Virando o Jogo. O Virando o Jogo é o programa de educação integral da Fundação, que existe desde o início da Gol de Letra, em 1999. Neste ano, 240 crianças participaram de atividades realizadas no turno contrário ao escolar com o objetivo de desenvolver seus repertórios culturais e sociais. Os trabalhos giram em torno de um tema anual, que em 2011 foi América Latina.

Jovens buscam as atrações da Feira Cultural

As referências aos países latinoamericanos, trabalhadas ao longo do ano, se fizeram presentes também na Feira, que contou com trabalhos, apresentações e, claro, a presença das crianças, monitores e educadores. As atrações da Feira Cultural incluíram performances musicais, peça de teatro, sala multimídia com apresentações de produções das turmas do Programa, e exposição de trabalhos de arte de diversos estilos.

Palco da Feira Solidária

As pessoas da comunidade tiveram uma participação especial no dia e, graças à ajuda da empresa StallUp, que cedeu as barracas para os eventos, alimentaram funcionários, crianças e visitantes, com a venda de comes e bebes tanto na Feira Cultural quanto na Feira Solidária, promovida pelo Programa de Jovens.

Na Feira Solidária, que ocorreu a partir das 17h na Rua Pedro Vaz Rego, próxima à sede da Fundação, o tema era Economia Solidária. O objetivo era socializar as experiências do programa de Jovens e promover a integração com a comunidade, que ajudou na organização e cedeu garagens, pontos comerciais e equipamentos.

Havia barracas com informações sobre sexualidade e meio ambiente (incluindo distribuição de mudas de árvores brasileiras para quem respondesse pesquisa sobre coleta seletiva). As oficinas de Artes Visuais e Grafite expuseram pela primeira vez suas peças e conseguiram inclusive vender algumas. Já a de Educomunicação promoveu mesas de diálogos sobre prevenção do consumo de álcool para menores de idade (do Projeto Jovens de Responsa, sob apoio da AmBev) e Educação, além de apresentar a Rádio Conexão Vila Albertina, um dos projetos do grupo.

Para quem não queria gastar nada, foi feita uma barraca de trocas. A prática à base de trocas é um dos alicerces da economia solidária, pois mostra que é possível adquirir produtos e serviços sem usar a moeda tradicional e sem onerar ninguém em demasia. Cada um dá o que tem para adquirir o que precisa. Tudo isso animado por apresentações de Rap, BeatBox e dança de rua, que garantiram a animação da comunidade presente.

Fundação Gol de Letra
(Mais fotos nos álbuns da Feira Cultural e da Feira Solidária no Facebook)

1 comentário:


Quer comentar também?

Comments RSS ?

nossa esto morendo de saudades de estuda ai

29 de dezembro de 2011 15:44

Nesse momento os comentários estão desativados