Leitura na Vila encerra ciclo de capacitações

Projeto, que inclui a formação de agentes de leitura, tem foco na ação com a comunidade

O Leitura na Vila é uma iniciativa inédita da Fundação Gol de Letra que tem como objetivo promover o acesso ao livro e à leitura para incentivar o protagonismo da comunidade Vila Albertina. O projeto, que fez parte do programa Comunidades, foi financiado em 2013 pelo Instituto Credit Suisse Hedding Griffo e Instituto HSBC e incluiu a readequação da Biblioteca da Gol de Letra na Vila Albertina e a formação de jovens como agentes de leitura.

Ao longo do processo de formação, os agentes de leitura – jovens de 14 a 18 anos, moradores da Vila Albertina – participaram de diversas capacitações e fizeram inúmeras ações na comunidade, que incluíram desde contação de histórias para crianças ou idosos até distribuição de livros em espaços públicos, entre outras atividades.

Para Cristiane Narciso, analista social do programa Comunidades, o projeto tem sido importante também para os colaboradores que participaram das ações. “Foi uma experiência maravilhosa, contribuir na idealização e gestão desse projeto me fez uma pessoa melhor! Cresci profissionalmente e pessoalmente, entre orçamentos e relatórios técnicos, entre formações de mediação de leitura e convívio com os jovens, o projeto foi acontecendo. Pessoalmente cresci mais ainda, me emocionei à primeira vista com ‘A promessa do Girino’, meu [livro] preferido e a partir daí não parei de me emocionar”, comenta Cristiane.

De acordo com a articuladora social responsável pela formação dos agentes, Fabiana Chiotolli, a expectativa é que as boas práticas de leitura tenham continuidade em vários espaços da comunidade. “Não posso dizer que concluímos, mas que iniciamos. Há um caminho aberto para a continuidade de nossos passos. Nossa biblioteca é um lugar – enorme – de possibilidades. Criemos novas histórias!”, conclama.

Detalhes do primeiro ano dos agentes de leitura estão disponíveis para consulta na biblioteca da Fundação na Vila Albertina, em um portfólio produzido por eles contando os principais momentos desse um ano de vivência. Vale a pena conferir!

Seja um sócio titular e contribua para transformação de milhares de crianças e jovens da Fundação Gol de Letra. Acesse www.goldeletra.org.br/doe

Comments are closed.