Luz, câmera, Feira Cultural!

Virando o Jogo encerra suas atividades de 2013 com evento para pais e comunidade

O final do ano está chegando e, como é de praxe na Gol de Letra, cada programa prepara sua festa de encerramento de atividades. Dias 26 e 27 de novembro foi a vez do Virando o Jogo, com a sua tradicional Feira Cultural, um evento em que os educandos mostram para as famílias e convidados da Fundação tudo o que desenvolveram nas diferentes linguagens.

Todos os anos, o programa trabalha em torno de um tema único, desenvolvido em todas as oficinas e, em 2013, esse tema foi Filmes e Seriados.

“Os temas são propostos pelas crianças no início do ano e, a partir daí, as oficinas desenvolvem o tema de uma maneira diferente, por meio de proposta interdisciplinar”, explica a coordenadora do programa, Patrícia Liberali. “Por exemplo: para o filme Gonzaga, eles estudaram nas oficinas de Leitura e Escrita e de Música a biografia em forma de cordel; nas atividades de Artes Plásticas, confeccionaram os chapéus de cangaceiro, produziram xilogravuras e o livro com a música Asa Branca e também conheceram e apresentaram as músicas Asa Branca e Xote das Meninas”, completa.

Assim, nesses dois dias, todas as salas e corredores da Gol de Letra estavam repletos com exposições e apresentações do tema Filme e Seriados. Entre as ações estavam:
- Encenação peça “Em busca de vingança”, escrita e dirigida pelos próprios participantes
- Apresentações de música, capoeira e dança inspiradas nos filmes Besouro, O Rei Leão, Gonzaga e Honey
- Exposições sobre a obra O Menino Maluquinho; Maurício de Souza; filme Saneamento Básico e o Livro do Ano do Virando o Jogo.
- Exibição dos vídeos “O Sonho Possível”; “Brincadeiras do Menino Maluquinho”; “Reunião com as Famílias 2013” e “Tempos de Fundação”

A escolha de dividir a feira em dois dias e no horário das 17h às 20h teve como objetivo permitir que o máximo de pais e familiares pudesse participar do evento. Essa forte relação da ONG com a família e a comunidade é um dos pontos básicos da Educação Integral e os eventos de final de ano ajudam a estreitar esses laços. Os espaços de apresentações estiveram lotadas, tal foi a quantidade de pessoas que vieram prestigiar a feira. A presença em peso foi agradecida pelo educador de música André Freitas, que ressaltou a importância dos pais participarem do processo. “As crianças se preparam para esse momento durante o ano todo. Para eles e para a gente, da Gol de Letra, é muito importante a presença de vocês, para mostrar tudo o que eles produziram e aprenderam”, diz André.

As atividades do Virando o jogo continuam até o meio de dezembro, com o projeto férias. Além disso, no dia 7 de dezembro acontecem os eventos de encerramento do Programa de Jovens e Jogo Aberto em São Paulo e Gol de Letrinhas no Rio de Janeiro. Participe!

*O Virando o Jogo acaba de receber o prêmio Itaú-Unicef de Educação Integral. O programa atende anualmente a cerca de 240 crianças, adolescentes e jovens de 7 a 14 anos da Vila Albertina, zona norte de São Paulo, com atividades de expressão oral e escrita, culturais, artísticas, corporais e esportivas. O programa é financiado pela Petrobras, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Grupo Segurador BB e Mapfre. Você também quer fazer parte dessa história? Torne-se agora um sócio titular! As doações mensais são fundamentais para manter esse e outros projetos da Gol de Letra.

Comments are closed.