Programa de Jovens inaugura o seu Festival de Arte e Cultura

Evento, aberto à comunidade, reúne todas as oficinas do programa

Continuando a série de atividades de encerramento de 2013 na Gol de Letra, o 1º Festival de Arte e Cultura do Programa de Jovens começou às 14h do dia 7, com uma série de apresentações e exposições à sede da Gol de Letra.

O Festival incluiu oficinas abertas de Marcenaria, Grafite, Auxiliar de Escritório, Núcleo de Projetos, Artes Visuais, Educomunicação e Projeto de Vida, sempre mostrando as realizações dos jovens ao longo do ano. A música esteve presente em todo o evento, com a apresentação da banda convidada Ôncalo e da própria oficina de música do Programa de Jovens, que interpretou canções de diferentes estilos e influências, conforme o tema anual do programa, que em 2013 foi Cultura Popular.

A grande novidade de 2013 no Programa foi a incorporação da oficina de Projeto de Vida, que tem como objetivo dar suporte ao jovens nas decisões profissionais e pessoais e ajudá-los a se orientar nessa fase tão complicada, sempre respeitando a individualidade de cada um. Para terminar essa primeira fase do projeto, cada oficina produziu um produto final, que variou entre exposições e vídeo, produzido pelos próprios jovens e exibido no auditório.

“A gente fez reuniões mensais e em grupo com os participantes do programa, de forma transversal a todas as oficinas. Nessas reuniões foi dado o primeiro passo para a criação do projeto, com o autoconhecimento. A partir do ano que vem, a ideia é ter reuniões individuais, ficando no objetivo pessoal e profissional de cada jovem”, comenta Miriam, educadora da oficina Projeto de Vida.

Uma forma criativa usada para representar as diferentes atividades foi por meio de totens, criados pelo pessoal do grafite e customizados de acordo com cada oficina. O desenho, que se tornou o símbolo do Festival de Arte e Cultura, também apareceu nas camisetas produzidas para os participantes do programa.

O festival, que reuniu centenas de pessoas ao longo do dia, teve ainda a participação do Programa Comunidades, com uma barraca informativa sobre sexualidade, divulgação das ações voltadas à comunidade e distribuição de mudas, em parceria com a ONG Reciclação. Os moradores da Vila Albertina também estiveram presentes e montaram uma barraca para a venda de artesanato.

Segundo a coordenadora, Silvana Gusmão, o festival serve para multiplicar tudo o que os jovens aprenderam ao longo do ano e também para divulgar as oficinas a outras pessoas que não conhecem o programa. “O Programa de Jovens possui oficinas culturais e voltadas à empregabilidade, todas gratuitas e abertas à população”, conta a coordenadora. Para quem se interessar, as matrículas estarão abertas a partir de fevereiro, na sede da Gol de Letra: Rua Antônio Simplício, 170 – Vila Albertina. Mais informações: 11 2206.5520.

One thought on “Programa de Jovens inaugura o seu Festival de Arte e Cultura