Jovens do Rio e de São Paulo se reúnem para o Festival Football for Hope

Realizado entre 2 e 4 de novembro, evento proporcionou experiências diferentes e um novo olhar sobre a prática do futebol

Petrópolis recebeu a terceira edição do Festival Jogo Aberto Football For Hope, projeto realizado pela Fundação Gol de Letra com apoio da FIFA. Jovens do Rio de Janeiro e de São Paulo participaram, de 2 a 4 de novembro, do evento, que promove a troca de conhecimentos, experiências e a cultura de paz através da prática de diferentes modos de jogar o futebol. O tema trabalhado durante o ano foi o Futebol 3 Tempos, modalidade na qual os participantes negociam e definem as próprias regras e jogam sem a presença de um juiz.

goldeletra-7

O grupo de 60 participantes se acomodou no SESC Nogueira, em Petrópolis, para três dias de muita integração, esporte, debates, aprendizados e novas amizades. A programação envolveu campeonatos de futebol 3 tempos e futevôlei 2 tempos, além de dinâmicas e atividades paralelas como jogos de tabuleiro, videogame, piscina, caminhada, jogos cooperativos e recreativos. Um fórum sobre gênero e diversidade sexual também fez parte das atividades, reforçando o respeito durante a prática esportiva e na vida cotidiana.

goldeletra-12

Com este evento, meninos e meninas têm a oportunidade de construir um novo olhar para o esporte. “Com o Futebol 3 Tempos, eles trabalham aspectos da mobilização juvenil, da cidadania, dos processos de emancipação, solidariedade, amizade e valores sociais”, explica o coordenador pedagógico, Felipe Pítaro.

goldeletra-84

O Festival Football For Hope promove a reflexão sobre temas sensíveis ao cotidiano dos jovens, incluídos tanto na forma de conteúdo quanto na de estratégia das dinâmicas. Os participantes enriquecem seu repertório esportivo e cultural e trabalham a competição saudável e o convívio com o diferente.

goldeletra-9

Comments are closed.