Semana da Cidadania ofereceu diversas atividades aos moradores da Vila Albertina (SP)

Atrações culturais, esportivas, serviços de saúde e informação para a comunidade

Uma semana inteira de atividades e serviços para a comunidade da Vila Albertina, em São Paulo. Assim foi a semana da Cidadania da Fundação Gol de Letra, realizada entre 5 e 12 de novembro e que atendeu cerca de 650 pessoas durante os sete dias.

oficina-de-saude_semana-da-cidadania-2016-3

Oficina de saúde para moradoras realizada em parceria com a UBS Vila Albertina

Diversos espaços da região foram ocupados: escolas públicas, ruas do bairro, espaços da Fundação Gol de Letra, Associação Amigos do Tremembé e Comunidade São João Batista dos Pobres. As atividades envolveram educadores e participantes dos Programas Comunidades, Jogo Aberto e de Jovens, além dos moradores em geral.

gol-de-cidadania-20161112-7

Oficina de artesanato promovida pelas Agentes Sociais da Fundação

gol-de-cidadania-20161112-41

Serviços de emissão de documentos

Toda a programação foi gratuita e aberta ao público e contou com Caminhada da Cidadania; Cine Cidadania, com debate sobre lazer e direitos; Atividade de Graffiti, na qual jovens pintaram a fachada da sede da Fundação; Oficina de Saúde; Oficina de Artesanato conduzida pelas Agentes Sociais da Fundação; e Teatro de Varetas, cuja temática foi a prevenção e o combate à dengue.

pintura-da-fachada_graffiti_20161107-56

Jovens participantes da oficina de grafitti pintaram a fachada da sede administrativa da Gol de Letra

teatro

Teatro sobre prevenção à dengue para alunos da E.E. Prof. Izac Silvério

Sarau com a participação do poeta Sérgio Vaz
Um dos eventos mais emocionantes da semana foi o Sarau, que aconteceu na E.E. Vila Albertina e contou com participações especiais. Foram mais de 15 apresentações entre coral, poesias, leitura de textos, contação de história, performances, samba, hip-hop e funk.

sarau_20161110-48

Comunidade compareceu em peso para acompanhar o Sarau na E.E. Vila Albertina

sarau_20161110-62

Turma da alfabetização de adultos participou com um coral

Moradores, alunos e alunas da turma de Alfabetização de adultos, jovens da região e representantes da Casa de Cultura Tremembé  estiveram presentes e fizeram bonito. E a presença do Poeta Sérgio Vaz – conhecido por seu trabalho de fortalecimento cultural das periferias paulistanas – e dos integrantes do Sarau da Cooperifa foi o grande diferencial e trouxe muita identificação com os participantes. As apresentações abordaram diversos temas importantes como racismo, feminismo, justiça social e educação pública. Foi uma noite animada, durante a qual todos puderam se expressar e se sentir parte.

sarau_20161110-195

Dia de festa e emoção com a participação do Sarau da Cooperifa e do Poeta Sérgio Vaz

sarau_20161110-199

Sóstenes Brasileiro de Oliveira, diretor geral da Gol de Letra, e o poeta Sérgio Vaz

“Agradeço a oportunidade de estar aqui hoje na Vila Albertina e trazer um pouco do que fazemos no nosso Sarau. A gente veio lá da periferia da Zona Sul, bem longe, mas chegamos aqui e encontramos gente como a gente, que passa pelas mesmas dificuldades, e um ambiente aberto para espalhar nossa cultura”, comentou Sérgio Vaz.
E no sábado, o evento Gol de Cidadania encerrou os trabalhos no Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED). Durante todo o dia, profissionais estiveram à disposição para serviços de emissão de documentos, orientação jurídica, emissão de cartões do SUS, orientação sobre rede elétrica, serviços de saúde (aferição de pressão e glicemia), orientações nutricional e sobre saúde do homem e da mulher, jogos educativos para crianças e recreação.

gol-de-cidadania-20161112-54

Orientação e informação para os moradores

As atividades da Semana da Cidadania foram realizadas em parceria com a Promove, UBS Vila Albertina, E.E. Vila Albertina, E.E. Izac Silvério, Eletropaulo, Puratos, Associação Amigos do Tremembé, CIC Norte e Cruz Vermelha.

A Fundação Gol de Letra agradece a todxs que participaram e contribuíram com mais essa iniciativa de desenvolvimento e fortalecimento comunitário.

Comments are closed.