Aula inaugural do Projeto Juventude e Oportunidade é um sucesso no Caju (RJ)

Funilaria, Alimentação de Linha de Produção, Operador de Computador, Pintura Automotiva e Eletricista de Baixa Tensão são os cursos que se iniciam no primeiro semestre

Aula Inaugural (48)

A coordenadora Crislaine Lima com os alunos do Projeto Juventude e Oportunidade

Na primeira quarta-feira de fevereiro (01/02), a Fundação Gol de Letra, unidade Rio de Janeiro, recebeu jovens e adultos para a aula inaugural do primeiro semestre do Projeto Juventude e Oportunidade. Divididos entre os turnos da manhã e da tarde, 200 alunos iniciaram cinco diferentes cursos técnicos e, com isso, terão a oportunidade de receber o certificado do SENAI-RJ e se qualificar melhor profissionalmente.

Aula Inaugural (104)

Alunos conhecem instalações da Fundação Gol de Letra com o educador Estevão Nascimento

Além de esclarecer dúvidas, os jovens puderam conhecer um pouco mais da Fundação e suas instalações. A emoção e animação foram grandes, como conta Gabriela de Souza, do curso de Funilaria: “Será um grande aprendizado para mim. Estou acostumada a ficar em escritório então quero aprender outra área, colocar a mão na massa. Quero poder ter desafios e conseguir me desenvolver.”

Aula Inaugural (30)

Durante a aula inaugural os alunos puderam esclarecer alguma dúvidas

Os jovens que participam do Juventude e Oportunidade fazem parte do que Crislaine Lima, coordenadora do projeto, chama de triângulo da Gol de Letra. Ela explica que todos têm uma função, entre estudantes, instituição, parceiros e apoiadores, para que as atividades ocorram de forma plena. “Em uma das pontas deste triângulo temos a Fundação Gol de Letra, aquela que sede o espaço e tem como objetivo agregar conhecimento e valores sociais e cívicos aos jovens e adultos da comunidade do Caju. A segunda ponta é composta por nosso apoiador, que é a base financeira, que investe e contribui para a excelência no serviço e para o desenvolvimento dos participantes. A terceira ponta são os parceiros, nesse caso, o SENAI-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)  e a FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) que trazem para dentro da Gol de Letra sua metodologia e certificação, garantindo, além do bom aprendizado, mais segurança para a inserção no mercado de trabalho”. A coordenadora também ressaltou a importância dos alunos nesta relação triangular:  “Os jovens e adultos são o nosso principal bem, afinal, para que exista a Gol de Letra, SENAI e Nissan, precisamos de alunos, pessoas que queiram aprender e se especializar a cada dia. Eles são o motivo de estarmos presentes aqui no bairro do Caju e, portanto, se encontram no meio deste triângulo”.

TrianguloOs cursos variam de 3 a 10 meses de duração e têm como prioridade incentivar a qualificação de jovens e adultos, ampliar o leque de oportunidades e auxiliar na entrada no mercado de trabalho.  Glauco Fernandes, 39 anos, aluno do curso de Pintura Automotiva, reconhece esta oportunidade: “Estou fazendo o curso por gostar bastante do assunto. Desde pequeno me interesso e já corro atrás dessa formação há um tempo, mas não conseguia nada, pois é um curso muito difícil de se achar no mercado. Hoje estou feliz de estar realizando esse sonho rumo a uma melhoria de vida”

Além dos cursos profissionalizantes, neste semestre também se iniciaram os cursos de educação básica para quem não concluiu os estudos: Ensino Fundamental II, Ensino Médio e pré-Enem, variando de 8 meses a 2 anos, com mais de 100 matriculados.

Aula Inaugural (61)

Foto oficial da turma que inicia o primeiro semestre dos cursos

O Programa Juventude e Oportunidade começou a ser implementado com a inauguração do Centro de Educação e Formação Profissional, em setembro de 2016. O novo espaço, fruto de uma parceria com o Instituto Nissan, oferece cursos profissionalizantes e ensino formal Fundamental II, Médio e pré-Enem para moradores das comunidades do bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro.

Comments are closed.