Jovens da Vila Albertina (SP) se formam no 1º Curso de Padeiro e Confeiteiro

Iniciativa é uma parceria entre Puratos, Fundação Gol de Letra e SENAI-SP e beneficiou 11 jovens com qualificação técnica

Em janeiro, Puratos, Fundação Gol de Letra e SENAI comemoraram o resultado positivo de uma parceria inédita que resultou na formatura da primeira turma do curso “Preparação Profissional para Panificação, Confeitaria e Chocolate”.

Onze alunos moradores da região da Vila Albertina, em São Paulo, entre 17 e 21 anos e provenientes do Programa de Jovens da Fundação Gol de Letra, cumpriram carga horária de 828 horas, durante quase dois anos, recebendo conteúdo teórico nas áreas de panificação, confeitaria e chocolate.

Formatura Turma I Puratos 20170126 Thais Nozue (307)Os estudantes também tiveram treinamento prático, executado nas plantas-piloto e laboratórios da Escola SENAI Horácio Augusto da Silveira, localizada no bairro da Barra Funda (SP), subsidiados pela Puratos, e contaram com todo o know-how técnico e educacional do SENAI.

“O objetivo é levar formação às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aumentar o número de profissionais qualificados no mercado, neste caso em panificação e confeitaria”, afirma Alexander Decoster, Diretor Geral da Puratos Brasil.

O projeto foi estruturado para potencializar as oportunidades de colocação no mercado de trabalho, ainda bastante carente de capacitação nessas áreas de atuação e, até mesmo, alavancar as oportunidades para o início de um pequeno negócio familiar.

Formatura Turma I Puratos 20170126 Thais Nozue (108)“Para nós, é um orgulho e um reconhecimento ver estes jovens da Vila Albertina e região – onde desenvolvemos nossos projetos de educação integral em São Paulo – agora formados, com a técnica da produção de pães e doces, e capacitados a ingressar no mercado de trabalho”, diz Sóstenes Brasileiro, diretor geral da Fundação Gol de Letra.

Formatura e boas notícias
A primeira turma a concluir o curso teve sua formatura realizada no dia 26 de janeiro, no auditório do Senai Barra Funda, com a presença de amigos, familiares e professores.

A mesa da cerimônia foi composta pelo diretor geral da Puratos Brasil e patrono da turma, Alexander Decoster; o instituidor da Fundação Gol de Letra, Raí Oliveira; o diretor geral Sóstenes Brasileiro de Oliveira; Eny Centini, coordenadora da unidade de Alimentos do Senai; e o paraninfo da turma Dorival Gimenez Jr.

Formatura Turma I Puratos 20170126 Thais Nozue (150)

Alexander Decoster, incentivou os jovens: “Precisamos acreditar que a educação é a única forma de forma de ir adiante na vida. São importantes instituições como a Fundação Gol de Letra que se preocupam com comunidades onde o poder público falha, e o Senai que oferece uma qualificação de alto nível. Hoje é o dia de vocês! A coragem e a perseverança durante esses dois anos foram fundamentais, pois muitos de vocês mal sabiam o que viria pela frente. Oferecemos a base para que vocês se tornem grandes profissionais, mas são vocês os grandes responsáveis por essa tarefa. É só o primeiro passo, vocês agora são donos de seus futuros!”.

Ao longo da noite, os jovens relembraram momentos marcantes das aulas, receberam e vestiram o uniforme (dólmã e chapéu toque), fizeram o juramento, receberam certificado e também homenagearam pessoas importantes que fizeram parte da jornada. Em seguida, os convidados puderam desfrutar de uma deliciosa mesa de pães, salgados e doces, dando um gostinho do que a turma aprendeu.

Formatura Turma I Puratos 20170126 Thais Nozue (287)A oradora da turma,Talita dos Reis Gonçalves, disse em seu discurso: “Tivemos a oportunidade de sair daqui com uma bagagem enorme. Agradeço a ajuda de todos que estiveram conosco. Cada um com o seu jeito, aprendemos a trabalhar em grupo e enfrentar as dificuldades do dia a dia. Agradeço a Puratos por investir em nós, o Senai por nos abrir as portas, e a Gol de Letra por acreditar em nós!”.

E esse foi apenas o começo pois as novidades não pararam por aí. Todos eles foram encaminhados ao mercado de trabalho, graças ao empenho pessoal da responsável pela área de Projetos Sociais da Puratos Brasil, Cida Campos, e começaram o ano com emprego garantido em redes de padarias, supermercados e na própria Puratos.

A professora Alessandra Loureiro resumiu a emoção de transmitir seus conhecimentos à turma: “É uma alegria enorme e um prazer participar desse projeto, passar esse tempo todo com meninos e meninas tão dedicados. E quando eles me contaram, com os olhos brilhando, que tinham sido contratados, foi muito gratificante”, conta.

A próxima turma já está garantida e as aulas começam em fevereiro. Parabéns a todxs e muito sucesso! 

Comments are closed.