Lançamento do Gol de Letrinhas 9 – O meu Lugar no Mundo

Com um evento focado no lançamento do livro, diferente de outros anos, o acontecimento foi um sucesso entre crianças, jovens e a comunidade do Caju 

No dia 11 de março, sábado, aconteceu na sede da Fundação Gol de Letra no Rio de Janeiro o lançamento do livro Gol de Letrinhas 9, publicação anual que reúne as produções de crianças e adolescentes que participam da oficina de letramento, no Programa Dois Toques.

A 9° edição do livro teve como tema “O meu lugar no mundo” e foi idealizada de forma especial. Uma comissão de educandos participou ativamente de toda preparação e escolha do conteúdo, a fim de criar um exemplar com um formato diferenciado e interativo. Essas mudanças o tornaram único, porém mais trabalhoso em toda sua produção. Logo, o seu lançamento merecia algo diferente das outras edições: um evento voltado somente para ele e com total enfoque na arte literária, dando assim mais importância aos seus autores e ilustradores.

Gol de Letrinhas divulgacao (76)

Os educandos do Programa Dois Toques chegam às oficinas de letramento, em sua maioria, com pouco gosto pela leitura e escrita. Ao longo do ano, participando das atividades, essas tarefas começam a fazer parte do cotidiano de forma lúdica e divertida, e são as produções e resultados dessas oficinas que compõem o livro Gol de Letrinhas.

Gol de Letrinhas divulgacao (42)

Durante o evento crianças e adolescentes do bairro do Caju participaram de diversas atividades e apresentações voltadas ao trabalho realizado ao longo do ano e, nesta edição, também puderam contar com a participação inédita e especial do escritor e ilustrador de literatura infanto-juvenil Júlio Emílio Braz e do atleta paralímpico Clodoaldo Silva, mais conhecido como tubarão paralímpico.

Além do bate-papo entre os educandos e convidados, o evento contou com um vídeo sobre o processo de produção do Gol de Letrinhas 9, realizado e editado pelo Cajutube (turma que participa de uma oficina de audiovisual); apresentação musical da Banda da Floresta, composta por educandos e monitores da Fundação; adaptação da peça Romeu e Julieta; e muita dança e diversão.

Gol de Letrinhas divulgacao (43)

O momento mais esperado aconteceu quando todos foram convidados para a tarde de autógrafos na Biblioteca Comunitária Carlos Ghosn e, assim, puderam receber seus amigos, educadores e familiares. A emoção e alegria tomou conta de todos, como conta Thais Eufrásio da Silva, mãe de Lara Eufrásia Araújo: “Eu acho a leitura muito importante pra criança, até pro desenvolvimento. As crianças de hoje não têm muito o hábito da leitura, porque isso não é passado dos pais pros filhos, porém esse evento é o diferencial, ele nos mostra o quanto é importante esse momento para os nossos filhos. Adorei participar e ter esse tempo a mais.”

Gol de Letrinhas divulgacao (96)

O lançamento anual do Gol de Letrinhas é um marco importante para os educandos pois materializa o sucesso alcançado por eles na jornada literária. Nesse momento eles deixam de ser somente educandos da oficina de letramento e passam a ser autores e ilustradores da obra.

Gol de Letrinhas divulgacao (37)

Confira AQUI a versão em PDF do livro e embarque na leitura com nossas crianças e jovens!

 

Comments are closed.