Intercâmbio França-Brasil completa 15 anos com mais de 280 jovens beneficiados

Jovens da Gol de Letra e da organização francesa Sport dans la Ville têm a oportunidade de conhecer outro país, outra cultura e fazer novas amizades

Um dos projetos mais antigos da Fundação Gol de Letra, o intercâmbio que traz jovens franceses para o Brasil e leva jovens brasileiros à França, começou no ano de 2012 em parceria com a organização francesa Sport dans la Ville, sediada em Lyon. Assim como a Gol de Letra, a organização também atua com o esporte para inclusão social de meninos e meninas e tem projetos voltados à empregabilidade de jovens.

Nesses 15 anos foram 285 jovens que viajaram, a maioria pela primeira vez, para conhecer outro país e entrar em contato com cultura e costumes muito diferentes, além de trocar experiências, ampliar o repertório cultural e a visão de mundo, trabalhar o senso de responsabilidade e autonomia e, é claro, fazer muitas amizades. O propósito é justamente esse: colocar adolescentes e jovens em contato com uma realidade que pode ser muito diferente daquela a que estão acostumados, mas também na qual podem encontrar muitas semelhanças. Ou seja, fazer com que eles se reconheçam e se respeitem nas diferenças e nas similaridades.

Em 2017, a vinda dos franceses para o Brasil aconteceu de 17 a 29 de abril e incluiu uma extensa programação pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, além de um acampamento de três dias em São Lourenço da Serra (SP).

São Paulo
Na capital paulista eles visitaram o bairro da Vila Albertina, onde a Fundação está localizada, realizaram atividades de integração com crianças, adolescentes e agentes sociais; fizeram futsal, capoeira e ginástica; conheceram uma das escolas parceiras da Gol de Letra; participaram das oficinas de Sexualidade, Audiovisual e Dança. Também passearam pela Avenida Paulista, conhecendo alguns pontos turísticos da cidade, visitaram o Museu do Futebol e foram a um shopping jantar com a turma do Programa de Jovens.

Uma das atividades mais esperadas da programação foi o passeio ciclístico que saiu do Pacaembu em direção ao Morumbi, passando pelo bairro da Vila Madalena. Lá eles puderam conhecer o Beco do Batman, espécie de galeria de arte urbana com muitos graffitis. Raí acompanhou o passeio com os jovens e apresentou as belezas e dificuldades da metrópole. O tour acabou com uma visita guiada pelo estádio do Morumbi, com direito a conhecer a Sala de Troféus, vestiário oficial do São Paulo Futebol Clube e entrar em campo pelo famoso túnel por onde sobem os jogadores profissionais.
IMG_4084

Assista ao vídeo de apresentação que os jovens fizeram ainda na França, no qual contam o que os faz lembrar o Brasil: clique aqui.

Rio de Janeiro
O grupo, composto por 14 jovens e 3 educadores, chegou ao Rio de Janeiro já ambientado com o clima e o jeito amistoso dos brasileiros, e com uma expectativa grande para conhecer as famosas paisagens cariocas.

Na sede da Fundação, no bairro do Caju, eles conheceram as novas instalações, conversaram com adolescentes, fizeram esportes de quadra e circuito de skate, participaram das oficinas de letramento e tênis de mesa. E como não poderia faltar, a parte turística da viagem foi dedicada às visitas ao Corcovado, ao MAR (Museu de Arte do Rio) e Museu do Amanhã, praia do Arpoador, feira noturna de Copacabana, estádio de São Januário e trilha pela Urca.

Os franceses também foram recebidos para uma manhã de atividades de integração no Instituto Bola pra Frente, em Guadalupe, onde jogaram e se divertiram com crianças e adolescentes que fazem parte dos projetos.
18119511_1339735459395830_352777803689479588_n

Foram dias intensos, cheios de novidades e informações, conhecendo pessoas e lugares. Certamente uma experiência única, de muito aprendizado e transformação, que ficará marcada na história de vida desses meninos e meninas. Lembranças de amizade e convivência que têm um significado especial para crianças, adolescentes, jovens e colaboradores que conheceram os intercambistas. Foi um prazer recebê-los!

Au revoir!!

Comments are closed.