Projeto Ginga Social conclui seu período de execução

Iniciativa levou a metodologia esportiva da Fundação Gol de Letra para 7 cidades brasileiras, alcançando mais de 4.600 crianças, adolescentes e jovens beneficiados

Ginga Social Porto Alegre

Desenvolvido pela área de Disseminação da Fundação Gol de Letra em parceria com a adidas, o Ginga Social teve início em 2011 com o objetivo de contribuir com um legado social a partir de ações ligadas à Copa do Mundo e Olimpíadas, dois dos eventos esportivos mais importantes sediados no Brasil nos últimos anos.

A meta foi levar a metodologia Gol de Letra de Esporte Educacional e de Participação para outras localidades do país, por meio da implementação de projetos em organizações locais. A proposta incluiu desde a formação e capacitação das equipes de educadores e coordenadores, tutoria e monitoramento das atividades, até a avaliação final do projeto.

Ginga Social Rio de Janeiro

Essa forma de atuação permite à Fundação transferir conhecimentos e experiências para outras instituições (organizações locais que colocam o projeto em prática) e comunidades, difundindo práticas e saberes por meio dos quais o esporte é utilizado como ferramenta de inserção e desenvolvimento social em lugares com alto índice de vulnerabilidade.

Tendo como ponto de partida os princípios educacionais da Gol de Letra (aprender, conviver e multiplicar), os projetos implementados pelo Ginga Social ofereceram modalidades coletivas e individuais de esporte e lazer para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, considerando o envolvimento das famílias dos participantes e dos moradores do entorno. Contribuiu também com a melhoria e revitalização de espaços e equipamentos sociais locais, com a finalidade de incentivar a prática esportiva nessas regiões.

Ginga Social Salvador

Em seis anos de atividades, o Ginga Social atingiu sete cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Embu das Artes (SP). Ao todo, os projetos executados atingiram os seguintes resultados:

  • 4.676 atendimentos a crianças, adolescentes e jovens em práticas esportivas;
  • 227 jovens monitores e agentes esportivos formados na metodologia Gol de Letra;
  • 200 profissionais capacitados na metodologia;
  • 13.919 atendimentos familiares;
  • 25.489 participantes nas atividades de lazer abertas à comunidade.

Ginga Social Embu das Artes

Em 2017, após a temporada de grandes eventos esportivos, o Ginga Social conclui seu ciclo de trabalhos, deixando um impacto real em todos as comunidades por onde passou. No mês de abril, os dois últimos projetos em execução, um em Brasília e o outro em Embu das Artes, foram finalizados, cumprindo assim o período de atuação do Ginga Social.

Parte fundamental no processo de construção coletiva e empenho para o sucesso do projeto, as organizações sociais participantes foram:

Belo Horizonte/MG: Associação Comunitária do Bairro da Felicidade – ABAFE
Brasília/DF: Centro Social Formar- CSF
Embu das Artes/SP: Associação Internacional de Interesse à Humanidade – AIIH
Porto Alegre/RS: Associação Cristã de Moços – ACM
Rio de Janeiro/RJ: Instituto Marques de Salamanca – IMDS
Salvador/BA: Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia
São Paulo/SP: Casa dos Meninos I

Ginga Social Brasília

Ginga Social São Paulo

A Fundação Gol de Letra reconhece e agradece a cada uma dessas instituições pelo engajamento e comprometimento com a proposta do projeto.

A área de Disseminação atua para colocar e prática a Visão da instituição: “Desenvolver e disseminar práticas que contribuam para a transformação social”. Desse modo, a transferência de tecnologia social por meio do Ginga Social reforça esse direcionamento e evidencia o caráter de compartilhamento, cocriação e multiplicação que tem o trabalho da Fundação Gol de Letra.

Comments are closed.