Sport 4 Rio promove o plantio de 80 mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Uma parceria entre quatro ONGs esportivas do Rio, o projeto foi iniciado em fevereiro e terminará com ação sustentável no Parque Estadual da Pedra Branca.

No dia 5 de junho, segunda-feira, o Parque Estadual da Pedra Branca será o cenário da atividade final do projeto Sport 4 Rio, iniciativa do Instituto Bola Pra Frente, Fundação Gol de Letra, Instituto Reação e Luta pela Paz, que reúne jovens de comunidades do Rio de Janeiro para refletir e botar a mão-na-massa em busca do desenvolvimento sustentável. Ao todo, 160 alunos se reunirão para plantar 80 mudas nativas da Mata Atlântica, doadas pelo horto estadual de Guaratiba, em parceira com a gerência de Educação Ambiental (Geam/ INEA) junto com o Parque Estadual da Pedra Branca.

Desde fevereiro, o projeto já promoveu cinco encontros com 40 jovens entre 12 e 14 anos, divididos igualmente por gênero e por ONG. O objetivo da ação é promover uma mudança comportamental positiva nas comunidades, utilizando como base sete dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030: Educação de Qualidade(4)Equidade de Gênero(5)Redução das Desigualdades(10)Consumo e Produção Responsáveis (12),Parcerias e Meios de Implementação (17)Paz, Justiça e Instituições Eficazes (16), bem como Vida Terrestre (15).
Sport 4 Rio, que realizou sua abertura com uma visita guiada pelo Museu do Amanhã e reunião no Museu de Arte do Rio, agora encerra seu trabalho deixando um legado ambiental e social para o Rio de Janeiro. O encontro final irá englobar uma oficina sobre a história e constituição do Parque, visita ao museu do local, trilha do mel e plantio de mudas.
Mais sobre a parceria
Com o apoio da Fundação Laureus, financiadora em comum das quatro organizações, o Sport 4 Rio foi idealizado em outubro de 2016 no Summit Laureus Sport for Good, na Alemanha – evento bienal com o intuito de oferecer treinamentos e suporte aos líderes de instituições parceiras da Fundação ao redor do mundo, além de promover a integração dos participantes, a potencialização de projetos já existentes e a criação de novos meios de usar o esporte para mudar o mundo.
 
Essa não é a primeira vez que o Instituto Bola Pra Frente, Fundação Gol de Letra, Instituto Reação e Luta pela Paz trabalham juntos. As quatro organizações também integram a Rede Esporte Pela Mudança Social – REMS, que reúne 81 instituições que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano, buscando trazer visibilidade ao trabalho das instituições, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, organizações e governos para promoção de saúde, desenvolvimento humano, ética e cidadania.
Mais informações
 
Para saber mais sobre o projeto entre em contato através do e-mail sport4rio@gmail.com .
 
Quer conhecer as organizações envolvidas?
Instituto Bola Pra Frente –  http://bolaprafrente.org.br/
Instituto Reação – http://www.institutoreacao.org.br/

Comments are closed.