Com resultados expressivos no Rio, Pré-ENEM chega à unidade SP da Gol de Letra

Para alguns, o vestibular representa uma fase da vida cheia de pressões para escolher uma profissão para o futuro, para cumprir um desempenho e entrar em uma universidade. Para outros, representa a chance de quebrar um ciclo de falta de acesso e uma oportunidade de pensar novos futuros para si, uma vez que a universidade ainda é acessível para poucos.

Segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, apenas 23,8% dos jovens entre 18 e 24 anos estão no ensino superior. A desigualdade nesse acesso também é gritante: 40% dos alunos nas universidades fazem parte dos 20% mais ricos do país, de acordo com o Inep.

Com o objetivo de contribuir para a mudança deste cenário e democratizar o acesso à universidade, a Fundação Gol de Letra oferece desde 2016 o Preparatório para o ENEM (Pré-ENEM) na unidade do Caju, Rio de Janeiro.

Desde então, o projeto carioca tem dado frutos. Nos últimos 3 anos, 20 alunos e alunas foram aprovados em diferentes cursos incluindo a UERJ, UFRJ, UniRio, PUC, IBMR, Unicarioca e Celso Lisboa, sendo 7 em 2019, 9 em 2020 e 4 até o momento em 2021.

Foram admitidos em universidades cariocas, até agora, Anne Eloyse Baizano dos Santos Souza, que aprovada no curso de Ciências Biológicas na UERJ; Kauã Rodrigues Valentim, aprovado em Pedagogia, também na UERJ; Michele da Silva de Andrade, aprovada no curso de Relações Públicas da UERJ; e Rayssa Delgado Barros, aprovada em Biblioteconomia na UFRJ.

 “Foi muito bom para mim, eu conheci muitas coisas e pude reforçar meu conhecimento de muitos assuntos”, conta Anne Eloyse Baizano, que está em sua terceira semana como nova estudante de Ciências Biológicas da UERJ. “Eu escolhi esse curso porque era um gosto meu desde que eu estava no Ensino Médio e estou gostando muito”.

Ela conta como o pré-ENEM da Fundação Gol de Letra a ajudou nessa conquista. “Estudar sozinha nunca foi uma opção muito boa para mim e o curso me ajudou muito. Os professores são atenciosos, davam o próprio contato para tirarmos dúvidas fora do horário da aula. E também conheci muitas pessoas, fiz várias amizades e pude manter contato com elas”, conta.

Nas seis edições do projeto já realizadas buscamos uma “prática libertadora”, que para além do acesso à Universidade, almeja criar experiências cotidianas na formação dos jovens para lidar de forma crítica com a realidade.

PRÉ-ENEM EM SÃO PAULO

Com os bons resultados do programa no Rio, a Gol de Letra em São Paulo já tenta há alguns anos oferecer o curso pré-vestibular e pré-ENEM também para a comunidade da Vila Albertina, na Zona Norte da capital. A principal dificuldade tem sido o financiamento do projeto, que no Rio de Janeiro é feito pela Engie Brasil e Fondation Engie (França) através de investimento direto.

Em São Paulo, foi feita uma tentativa em 2021, numa parceria pro-bono com o Cursinho Lima Barreto, mas a pandemia prejudicou o engajamento dos alunos no projeto. Agora, também através de investimento direto com a Esteé Lauder Foundation via The Resource Foundation, conseguiremos realizar um Curso Pré-Vestibular e Pré-ENEM na Vila Albertina a partir do segundo semestre de 2022!

São elegíveis para o curso jovens de 16 a 29 anos, moradores da Vila Albertina ou da região do Tremembé, que tenham concluído ou estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio. As aulas acontecerão de segunda à quinta-feira, das 18h30 às 21h, na Escola Dr. Sócrates Brasileiro. O curso é totalmente gratuito e as inscrições estão abertas até 8 de julho através desse link.

Acreditamos que os cursos pré-ENEM têm papel fundamental na vida das juventudes de favelas e espaços populares, impactando diretamente no cotidiano dos territórios em que se inserem. São a possibilidade de acesso ao Ensino Superior, mas também a necessária articulação entre os saberes e a concepção de novas realidades.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=