[:pt]Disseminação em Guiné-Bissau, na África (2012)[:]

Da Gol de Letra para o mundo: por quê disseminamos nossa metodologia?

Disseminação em Guiné-Bissau, na África (2012)

A Fundação Gol de Letra investe em disseminação de metodologias porque acreditamos que o esporte é uma ferramenta de educação que gera de novas oportunidades de desenvolvimento e de transformação social, individual e coletiva, especialmente para crianças adolescentes e jovens de comunidades socialmente vulneráveis.

Nesses quase 24 anos de atuação, está mais do que claro para nós que a transformação social através da articulação entre Educação Integral, Esporte Educacional e Assistência Social não só é possível como necessária, e precisa ser expandida para que seu impacto socioeducativo seja ainda maior.

Nos territórios em que atuamos diretamente [Rio de Janeiro e São Paulo], nosso alcance pode ser limitado por uma série de fatores, desde estruturas físicas que dispomos até perfis de financiamentos. Mas, compartilhando nosso know-how, não há limites para o impacto que se pode gerar, em função da enorme gama de possibilidades de parcerias que encontramos pelo caminho. Disseminar é a melhor forma para buscar e ampliar a transformação social que queremos e acreditamos ser necessária.

Projeto Ginga Social (2013)

Por isso, em 2009 – após 10 anos produzindo um extenso repertório de conhecimentos e experiências teóricas e práticas – foi criada a área de Disseminação da Gol de Letra, com o objetivo de influenciar pessoas e organizações para processos que contribuam decisivamente para a transformação social, por meio da construção de projetos de formação de pessoas e instituições baseados no jeito Gol de Letra de fazer.

Nossa metodologia está sistematizada e, há mais de dez anos vem sendo compartilhada para beneficiar muita gente Brasil afora. As intervenções propostas sempre dialogam com o poder público em suas diferentes esferas, evidenciando o trabalho cooperativo entre parceiros locais e intersetoriais na garantia dos direitos do cidadão.

A área de Disseminação já desenvolveu ações e projetos em diferentes estados do Brasil, como: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão, Ceará, e Espirito Santo. Além disso atravessamos o Atlântico para levar nossa experiência até a África, colaborando com a implementação um centro socioeducativo em Guiné-Bissau, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, Unesco, Ministério da Educação, Instituto Elos e Secretaria Municipal de Educação de Vitória, ES.

A rotina da área de Disseminação sempre visa a pesquisa, discussão e construção de documentos que sistematizam as práticas pedagógicas, sobretudo hoje, as esportivas, para além da transferência de metodologia. Este trabalho é realizado respeitando-se as crenças, os valores e os aspectos culturais dos territórios onde a metodologia vai ser implantada, de modo a ampliar a compreensão da sua realidade e dialogar com as suas demandas.

A experiência de formação proposta pela Disseminação da Gol de Letra prevê um cuidadoso acompanhamento e a supervisão local junto aos profissionais que são formados. É imprescindível que, ao final do processo, eles sejam capazes de levar para suas práticas cotidianas todo o conteúdo apreendido. O trabalho é dirigido não só a educadores, mas também a coordenadores pedagógicos e aos gestores das organizações parceiras na implementação dos projetos.

Em suma o processo de disseminação de metodologias da Gol de Letra é uma proposta de criação de novas redes de aprendizagem e conhecimento, que leva a locais distantes dos grandes centros uma proposta formativa participativa e que fortalece os 3 principios institucionais que adotamos como norteadores de nosso trabalho – Aprender, Conviver e Multiplicar.

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free online course
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
free online course