Gol de Cidadania e a importância do trabalho em rede

No próximo dia 8 de outubro, a Fundação Gol de Letra realizará mais uma edição do Gol de Cidadania. Dessa vez, o evento ocorrerá simultaneamente nas duas unidades: Caju – RJ e Vila Albertina – SP e contará com serviços de saúde, assistência social, lazer, esporte, trabalho e renda.

Iniciativas como essa são estratégias eficazes e contribuem para que serviços básicos cheguem a lugares vulneráveis, por muitas vezes esquecidos pelo poder público. O objetivo desse projeto é levar à comunidade mais justiça, cidadania, saúde e inclusão social.

O conceito de vulnerabilidade social é o que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos que estão à margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos.

Essa exclusão social confronta o princípio da universalidade e consequentemente a dos direitos sociais. De acordo com Aldaíza Sposati, exclusão é necessariamente ferir os direitos sociais dessas populações, ou seja, a exclusão social é a negação da cidadania.

A Assistência Social visa garantir proteção de indivíduos em forma de apoio à família, ao cidadão e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades. O trabalho desenvolvido na Fundação funciona integralmente e o evento Gol de Cidadania entrega aos participantes um dia de culminância de todas as ações desenvolvidas ao longo do ano de forma mais abrangente e aberta a todos da comunidade.

A sede do Caju- RJ contará com serviços de orientação jurídica; vacinação e orientação em saúde do homem, saúde bucal e saúde geral; orientação para emissão de documentação no mundo digital; oficina para prevenção à violência contra mulheres; oficina de aproveitamento total de alimentos; atividade esportiva para crianças e adultos; oficina sobre meio ambiente e água; orientação e divulgação de matrícula para jovens e adultos; atividade Pega Leve – Programa de Prevenção ao uso abuso de álcool; exposição sobre cursos de qualificação profissional SENAI; cadastramento Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social (MUDES) para estágio e jovens aprendizes; oficina como apoiar crianças e adolescentes nos estudos e aula de funk com a influenciadora Aline Maia.

Na Sede da Vila Albertina -SP teremos: emissão de documentos como RG, CPF e carteira de trabalho; 2ª via de certidão de casamento, nascimento e óbito; orientação de saúde bucal; aferição de pressão, teste de glicemia e avaliação física; coleta de óleo de cozinha; orientação para elaboração de currículo; cadastro de emprego no CATe; atualização de cadastro na CadÚnico, além de atividades esportivas de lazer e várias brincadeiras.

Dessa forma, o Gol de Cidadania busca atingir seu potencial de atividades, para trazer aos territórios atendidos recursos que em sua maioria não são acessíveis à população local. O evento é aberto e gratuito e a Fundação Gol de Letra convida a todos para participar desse dia especial e conhecer mais o nosso trabalho.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free online course
download redmi firmware
Download WordPress Themes
free online course