Gol de Cidadania misturou cultura e prestação de serviços à comunidade

No último sábado de outubro, dia 26, a Fundação Gol de Letra realizou mais um evento em comemoração aos seus 20 anos de história: o Gol de Cidadania. Realizado na Escola Estadual Dr. Sócrates Brasileiro, na Vila Albertina, Zona Norte de São Paulo, o evento teve o objetivo de facilitar o acesso a direitos que são essenciais a toda a população.

Um cortejo passeou pelas ruas e vielas do bairro convidando a população para o evento logo pela manhã. A ação teve resultado: quase mil pessoas passaram pelas atividades entre 10h e 15h! A título de comparação, o Gol de Cidadania recebeu pouco mais de 300 visitantes em 2018.

Durante a ação, gratuita e aberta ao público, foram oferecidos atendimentos sociais e jurídicos, emissão de documentos e carteira de trabalho, oferta de vagas de emprego, orientação de currículo, troca e doação de livros, coleta de óleo e eletroeletrônicos e uma estação saúde, que realizou serviços de aferição de pressão, orientação para a saúde da mulher, exame de glicemia e avaliação física.

Crianças e jovens também puderam se divertir com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, pintura facial e escultura de balões, além de apresentações de dança, capoeira e percussão e shows com Anna Sátt e PoÉticaMente MC’s.

Para honrar os 20 anos de história da Fundação, os educandos atendidos pelo Programa de Jovens montaram uma sala da memória, exibindo vídeos, fotos e livros que contam a história da Fundação desde o início das atividades, em 1999. Depoimentos de alunos e ex-alunos foram exibidos pelo espaço, e uma linha do tempo com os principais acontecimentos da Gol de Letra enfeitou o fundo do palco.

A escola, que foi sede da Gol de Letra entre 1998 e 2016, recebeu um novo grafite na fachada. A imagem, além de trazer o logo da E.E. Dr. Sócrates e da Fundação, traz também um horizonte da comunidade da Vila Albertina e uma bola de futebol com os rostos dos participantes do Virando o Jogo, primeiro projeto executado pela Gol de Letra.

O evento terminou com uma parceria improvisada entre os alunos de percussão e a banda de Anna Sátt, e o parabéns foi acompanhado da distribuição de um bolo de chocolate feito pelos alunos da Oficina de Panificação, Confeitaria e Chocolate – curso oferecido através de uma parceria entre a Gol de Letra e a Puratos.

“O Gol de Cidadania acontece desde os primeiros anos da presença da Gol de Letra no bairro e simboliza todo o respeito e carinho que temos pela Vila Albertina. É um evento importante porque podemos oferecer serviços e estreitar relacionamento com toda a comunidade, e esse ano adquire um significado ainda maior, pois estamos comemorando 20 anos de história e 20 anos de presença aqui. Nosso compromisso é sempre oferecer atividades de qualidade para crianças, adolescentes e jovens e para o desenvolvimento comunitário”, destaca Sóstenes Oliveira, diretor geral da Fundação Gol de Letra.

A edição do Gol de Cidadania em São Paulo faz parte de uma série de ações especiais para comemorar os 20 anos da Fundação, que começou com o lançamento de um logotipo criado pela Refinaria Design, destacando o marco de aniversário. Neste ano, foi realizada também a primeira corrida de rua da história da instituição, em junho, no Rio de Janeiro, uma edição do Gol de Cidadania, no Rio de Janeiro, e ainda está previsto um jantar especial beneficente no dia 10 de dezembro, também no Rio.

Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
online free course
download samsung firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course