Agenda 227: Colocando crianças e adolescentes no centro do debate eleitoral
Publicado em:
Este ano de 2022 é importante para o processo democrático brasileiro, não somente em função da realização de eleições gerais, mas também em função de todos os processos de conflitos e supostas ameaças ao estado e às instituições democráticas brasileiras.
Já faz alguns anos, desde 2016, que rumores de articulações contra a democracia vem crescendo e até se materializando em determinados momentos, por discursos, ações e movimentos populares de diversas naturezas. Neste ínterim o país foi sacudido por fortes crises mundiais, pela pandemia de Covid 19, pela alta de preços, alta da inflação e conflitos armados, como o que ocorre neste momento entre Rússia e Ucrânia.
Este cenário quase caótico colabora para instabilidades sociais, para o aumento da pobreza e da desigualdade social, para a perda de direitos e o aumento da violência em diversos níveis. Preocupadas com tal momento, 14 organizações no Brasil decidiram criar a Agenda 227, um movimento apartidário que pretende discutir, criar e apresentar aos candidatos à presidência do Brasil, propostas que mantenham crianças, adolescentes e jovens no centro do debate e das políticas públicas prioritárias para o país a partir de 2023.
A Agenda 227 é constituída por 22 grupos de trabalho temáticos nas seguintes áreas:
- Saúde
- Nutrição
- Educação
- Cultura, Esporte e Lazer
- Profissionalização e Acesso ao Mundo do Trabalho
- Convivência Familiar e Comunitária
- Enfrentamento das Violências
- Adolescentes a Quem se Atribui Ato Infracional
- Pobreza, Fome e Desigualdades
- Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Acesso à Energia
- Cidades e Assentamentos sustentáveis
- Mudanças Climáticas e Ecossistemas Terrestres e Marinhos
- Padrões de Produção e Consumo Sustentáveis
- Acesso à Justiça
- Comunicação, Mídia e Inclusão digital
- Parcerias Multissetoriais e Cooperação Global
- Igualdade Racial
- Povos Indígenas e Ribeirinhos
- Povos Romani, Povos de Comunidades Tradicionais e Migrantes
- Gênero
- LGBTQIA+
- Pessoas com Deficiência
A Fundação Gol de Letra está colaborando efetivamente com a Agenda 227, contribuindo com as discussões de Cultura, Esporte e Lazer e de Gênero. Acreditamos nos princípios da Agenda e entendemos que tal articulação é vital para a garantia de direitos e para a construção de políticas públicas assertivas e afirmativas em relação ao público infanto juvenil.