Dia Mundial da Água marca ações de sustentabilidade na Gol de Letra

Uso consciente e economia de água, esse foi o tema das atividades promovidas pelos jovens líderes da Fundação Gol de Letra no Dia Mundial da Água, em 22 de março. O evento faz parte do projeto Educação e Água uma iniciativa do Cityzens Giving, do City Football Group, junto com as empresas Xylem e Puma.

O objetivo do projeto é usar o futebol para educar os atendidos em relação à água, saneamento e higiene e os problemas relacionados à escassez de água vividos na Vila Albertina, um dos cinco territórios ao redor do mundo que fazem parte da iniciativa.

A jovem líder Andressa Duarte conta um pouco das ações desenvolvidas no dia: “Tivemos atividades esportivas sobre economia de água, reciclagem de materiais, horta sustentável e confecção de cartazes para conscientizar a população”.

As crianças foram distribuídas em grandes grupos e encaminhadas a diferentes “estações” onde cada atividade acontecia. Uma delas envolvia dividir as crianças em duas filas, e cada fila formaram duplas. Cones azuis espalhados pelo chão representavam a água sendo desperdiçada, e o objetivo das duplas era coletar a “água” enquanto dominavam uma bola de futebol em direção a um bambolê, simbolizando um balde. A dupla que coletasse mais cones dentro dos “baldes” era a vencedora.

Outra ação, desenvolvida pela monitora Roberta Rebouças, também focou na conscientização do desperdício. Ela explica sua criação: “Uma bola azul fica no centro representando a água, e as crianças em círculo com pernas abertas em volta da bola representam a torneira deixando a água escapar. As crianças que estão fora do círculo devem chutar uma bola de futebol em direção à bola azul, obrigando as crianças do círculo a fecharem as pernas para defender a jogada e, assim ‘fechando a torneira’ e economizando água”, conta.

Uma das estações usava o espaço da horta vertical ecossustentável, que foi construída no Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED) também como iniciativa do projeto Educação e Água. Neste dia, as crianças puderam plantar alface e pimenta, e conhecer um pouco sobre o processo de plantação orgânica, desenvolvimento das sementes e conscientização sobre agrotóxicos.

Além da horta vertical, o projeto também já promoveu a instalação de uma cisterna e um totem de energia solar no espaço. Tudo foi desenvolvido pelos jovens líderes do projeto com a orientação e workshops promovidos pelos patrocinadores e parceiros da iniciativa.

GOL DE LETRA MAIS SUSTENTÁVEL

O projeto Educação e Água é apenas uma das ações de sustentabilidade promovidas pela Fundação Gol de Letra. Desde 2018 encabeçamos outras ações ambientais e sustentáveis com os educandos no cotidiano dos projetos. Alguns exemplos são: Semana de Consumo Consciente, Semana Temática de Preservação da Camada de Ozônio, Oficinas de jogos populares e Oficinas de Capoeira e Muay Thai com material reciclável.

Em alguns de nossos espaços, também trabalhamos em frentes para criar, manter e ampliar ações de sustentabilidade. Entre 2017 e 2018 instalamos painéis Solares cobrindo integralmente um dos prédios da sede, no Caju-RJ. Ali também temos torneiras temporizadas nos banheiros, refeitório, pátio interno, corredores e sala multiuso.

Preservamos a cobertura arbórea do terreno da nossa sede no Caju e a poda de árvores é realizada por biólogo credenciado pelo INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente). O material resultante da poda é colocado no terreno de modo a virar material orgânico no terreno. Ali também temos dois poços artesianos de água com limpeza e certificação do INEA, direcionando essa água (imprópria para o consumo humano) para uso nos banheiros, regas de jardim e limpeza em geral.

Por fim, eliminamos o uso de itens descartáveis e tentamos ao máximo revitalizar computadores, notebooks e periféricos como teclados e mouse, itens recebidos de doações de empresas que estão atualizando seu parque de equipamentos e evitando que componentes eletrônicos sejam desperdiçados.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download redmi firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download