• Projeto Inspiração caju

Gol de Letra Chega ao Parque das Missões em Duque de Caxias

A História do Parque das Missões

O Parque das Missões, localizado em Duque de Caxias, tem suas raízes na mudança de várias famílias para as margens do rio Meriti, em 2000. Essas famílias ocuparam o espaço livre entre o conjunto habitacional construído durante os governos Brizola (1991-1994) e Garotinho (1999-2002), destinado ao reassentamento das famílias removidas pela construção da Via Expressa João Goulart (Linha Vermelha). A ocupação cresceu linearmente, acompanhando o curso do rio desde a Baía de Guanabara até a Rodovia Washington Luís. Com o tempo, as construções de alvenaria foram se consolidando, definindo áreas mais precárias nos limites do bairro, conhecidas como Itaipava e Colômbia.

O bairro enfrenta desafios significativos, como a falta de integração urbana, infraestrutura inadequada, transporte deficiente, e escassez de serviços de saúde e educação. As condições ambientais desfavoráveis, como a degradação do mangue e a proximidade das casas com o rio Meriti, aumentam os riscos de enchentes e erosão, agravados pelo despejo de resíduos sólidos e esgoto no rio. A presença do narcotráfico também faz parte do cotidiano das famílias da área.

Reprodução da imagem: https://g1.globo.com

O Projeto Inspiração Caju

Diante desse cenário, a Fundação Gol de Letra, em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, iniciou o Projeto Inspiração Caju no segundo semestre de 2023. O projeto tem com uma de suas ações estender o trabalho da Fundação para Parque das Missões. Inicialmente concentramos as atividades na Creche Escola Gandur Assed e na Escola Municipal Bilíngue Itamar Franco, atendendo cerca de 200 alunos, com foco em esportes, psicomotricidade e apoio social.

Ainda no primeiro semestre de 2024, iniciaremos o atendimento da agência de empregabilidade no Parque das Missões. A iniciativa visa preparar jovens e adultos para entrevistas, elaboração de currículos e cadastramento no banco de dados da Fundação, com o intuito de encaminhar perfis selecionados para empresas parceiras. No segundo semestre, serão oferecidos cursos de qualificação profissional para jovens da região, certificados pelo SENAI – Duque de Caxias, além do início da formação de duas agentes sociais comunitárias, que tem como objetivo capacitar mulheres atuantes no bairro, ampliando a abrangência do projeto na comunidade local.

Parcerias Estratégicas

O Projeto Inspiração Caju conta com diversas parcerias estratégicas que desempenham um papel crucial na compreensão das demandas da comunidade e na implementação das atividades do projeto. Entre os parceiros estão a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, CIEP 350 Túlio Roberto Quintiliano Cardoso, Creche Municipal Gandur Assed, Escola Municipal Bilíngue Itamar Franco, FUNDEC, Centro de Referência da Assistência Social Beira Mar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Coletivo Beira Mar e Apadrinhe um Sorriso. Essas parcerias foram fundamentais para o início do alinhamento estratégico e a elaboração de uma proposta pedagógica que reflete as necessidades e anseios da população.

A presença da Fundação Gol de Letra no Parque das Missões reflete nosso compromisso com a transformação social e o empoderamento de comunidades em situação de vulnerabilidade. O Projeto Inspiração Caju amplia nosso alcance para novas áreas, reforçando nossa missão de promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte, cultura e formação para o trabalho. Com essas ações, buscamos construir um futuro mais justo e sustentável, onde todos tenham oportunidades.

O Inspiração Caju é um projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download micromax firmware
Download WordPress Themes
udemy free download