Gol de Letra realiza formação de lideranças no Ceará e Pará

A Fundação Gol de Letra tem em sua missão e visão a tarefa de promover transformações sociais pela educação, assim como o desejo de disseminar suas ações e metodologia para além de seus núcleos de atendimento direto no Rio de Janeiro e em São Paulo, compartilhando práticas efetivas de desenvolvimento humano com base no esporte, na arte e na formação para o mundo do trabalho.

Trabalhando para cumprir estas metas, no mês de julho de 2022 iniciamos o processo de sondagem e seleção de profissionais do projeto Jogo Aberto Brasil, nas cidades de Fortaleza no Ceará e Parauapebas no Pará. O objetivo deste trabalho é a geração de espaços comunitários qualificados e permanentes de esporte e lazer, e, principalmente, a formação de lideranças locais, jovens e adultos, para a animação destes espaços, mobilização comunitária e criação de novas e mais consistentes referências locais.

A formação de pessoas para o protagonismo social tem sido uma marca da Gol de Letra.  Em territórios periféricos e vulneráveis não é incomum a presença de forças paralelas à organização do estado, com isso, por vezes, o papel de liderança comunitária acaba representado por figuras ligadas ao domínio pela força.

Formar moradores e moradoras de diferentes idades e experiências para atuarem em prol de suas comunidades é uma possibilidade de ruptura desta determinação social, já que estas pessoas são capazes de agregar olhares múltiplos sobre os territórios, suas demandas e potenciais. Além disso, a presença de jovens mobilizadores é especialmente importante.

Além de promover sua integração com diferentes setores das comunidades, a formação em esporte e lazer, por exemplo, que é realizada pelo projeto Jogo Aberto Brasil, abre portas para a experimentação de práticas e conceitos que podem colaborar em uma futura orientação profissional, fato necessário em locais historicamente precários em relação ao acesso à universidade.

Em suma, o projeto Jogo Aberto Brasil, por meio da formação de líderes locais e jovens monitores para atuação com esporte e lazer, tende a ser uma ferramenta de fortalecimento da educação de pares, para as comunidades e nas comunidades, uma via importante de diálogo, representação e valorização dos potenciais e das diferentes representações sociais e culturais nos locais de sua execução.

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download mobile firmware
Download WordPress Themes
udemy course download free