Histórias de vida aproximam professores e alunos do Pré-Enem 2019

O Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio já acontece na Fundação Gol de Letra há três anos, promovendo conversas, debates e eventos para quem quer ter acesso ao Ensino Superior. Em 2019, com o apoio da ENGIE e da Fundação ENGIE, a Fundação Gol de Letra procurou aproximar alunos e professores através de suas histórias de vida.

Contratados de acordo com sua formação e origem, os professores do Pré-ENEM 2019 conseguiram estabelecer uma relação mais próxima com a realidade dos alunos, uma vez que eles também passaram por este processo e hoje estão ali, dando aula. Não por serem especiais, mas porque estudaram, tentaram e conseguiram.

Crislaine Lima, coordenadora do Programa Juventude e Oportunidade, afirma que o curso preparatório é um dos maiores desafios do Programa, pois neste espaço a estratégia de estudo precisa ser aliada ao acolhimento e estímulo aos educandos para que se reconheçam potentes para acessar o ensino superior. Assim, ter uma equipe de educadores que conhece a realidade do público e superou dificuldades similares para viver a academia e chegar ao status de profissionais é uma estratégia que corporifica o “Nós podemos!”.

O bairro do Caju ocupa a posição de número 111 no ranking de IDH da cidade do Rio de Janeiro e atualmente possui oito escolas públicas, sendo apenas duas de ensino de nível médio. Isso faz com que os moradores do Caju tenham que sair da comunidade para conseguir ingressar no Ensino Médio e gera poucas possibilidades de estudos para quem deseja ingressar em um curso superior.

Nosso Pré-ENEM atendeu 35 jovens e adultos, sendo 17 do gênero feminino e 14 do gênero masculino, entre 17 e 48 anos de idade. Dentre as 17 mulheres, seis são chefes de seus lares e quatro criam seus filhos com a ajuda das mães ou avós. Desta forma, um dos desafios do Pré-ENEM é fazer com que as mulheres conquistem seus espaços nas universidades, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

“Posso falar que o meu maior desafio foi com meu filho de três anos porque ficava preocupada, pois nem sempre tinha com quem deixá-lo. Até que me foi oferecida a chance de levá-lo para a sala de aula e assim pude assistir as matérias mais tranquila. Sempre tive a ajuda de meus colegas, professores e da Fundação. O Pré-Enem da Fundação Gol de Letra não é simplesmente um curso, é uma oportunidade de crescimento, é um local de apoio, de muita ajuda. Ele não é feito apenas de aulas, mais de muito afeto e carinho”, conta a aluna Gerlene Araújo.

O Pré-ENEM 2019 é uma das atividades que compõem o Programa Juventude e Oportunidade, uma ação socioeducativa focada no atendimento de jovens e adultos em vulnerabilidade social que demandem assistência social e formação para o mundo do trabalho, atreladas à oferta de qualificação profissional.

Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free