O trabalho na Gol de Letra e as ODSs 4 e 16 da Agenda 2030 da ONU

A Fundação Gol de Letra é uma organização que dedica seu trabalho à Assistência Social e à Educação Integral com a missão de transformar a sociedade através do esporte, da arte, da cultura e da formação para o trabalho e para a inserção universitária, atendendo anualmente cerca de 4 mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, em suas unidades no bairro do Caju-RJ e na Vila Albertina-SP.

Criada em 10 de dezembro de 1998, Dia Internacional dos Direitos Humanos, tem investido no compromisso de contribuir para um mundo mais sustentável, aderindo à Agenda 2030 da ONU como norteador de seus objetivos e trabalho desde 2017.  Dentre eles, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 4 – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e o ODS 16 – Promoção de sociedades pacíficas e inclusivas, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. 

Com o objetivo de assegurar uma educação de qualidade e equitativa, a Fundação Gol de Letra vem desenvolvendo projetos como o Jogo Aberto, no Caju e na Vila Albertina, que promovem a experiência com o esporte, mas também o convite à reflexão sobre temas listados nos 17 objetivos propostos pela ONU, fazendo do esporte uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento pessoal e do pensamento crítico de seus educandos.  

Ainda dentro desse objetivo, temos a presença do programa Dois Toques, no Rio de Janeiro, que combina atividades esportivas com oficinas de letramento. E o projeto Juventude e Oportunidade, onde o foco é a formação para o trabalho e o ingresso na universidade, mas que também conta com assistência pedagógica e social para que a inserção no mercado de trabalho e na universidade se deem de forma mais consciente e plena. Em São Paulo, contamos com o Programa de Jovens, que utiliza a linguagem da arte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento integral de seus educandos.  

Contamos também com o Programa Comunidades, que contribui para o desenvolvimento comunitário, trabalhando em rede e promovendo ações de mobilização nos territórios do Caju e da Vila Albertina. Em São Paulo, o Comunidades conta com o projeto Esporte e Gênero, que promove diálogo sobre equidade de gênero e sexualidade, amplia a participação de meninas em atividades esportivas

Há ainda a Biblioteca Comunitária do Caju, que atende toda a comunidade, democratizando o acesso ao livro, ao computador e à internet, com serviços como brinquedoteca, oficinas, exposições e eventos culturais, contando sempre com a participação e a parceria das escolas locais.

Podemos incluir nesse objetivo também o trabalho constante de formação de seus colaboradores, principalmente aqueles que atuam diretamente com os educandos: educadores e assistentes sociais. Promovendo oficinas, dinâmicas, palestras, discussões, muitas vezes com profissionais convidados, o que faz com que a equipe Gol de Letra trabalhe cada vez mais consciente e focada em seus objetivos. 

A tríade instituição – comunidade – famílias, costurada através do Serviço Social da Fundação Gol de Letra, contribui para que a Educação Integral aconteça, levando em consideração contextos e aspectos sociais dos educandos, suas famílias e dos territórios na qual atua. 

Construir uma instituição eficaz, responsável e inclusiva tem sido um dos objetivos da Fundação Gol de Letra e já permeia suas intenções desde sua criação em 1998. E é por isso que vem celebrando prêmios importantes sobre sua atuação, como estar na lista das 100 melhores ONGs do Brasil pelo 3º ano consecutivo. Seus projetos de Disseminação da metodologia também contribuem para que outras instituições assumam esse lugar de responsabilidade, inclusão e eficácia. 

A promoção de sociedades pacíficas e inclusivas obrigatoriamente passa por uma educação de qualidade, que contribui para que os indivíduos tomem para si o conhecimento necessário e desenvolvam habilidades e ferramentas para compreender suas realidades, refletir sobre elas e transformá-las. E esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação Gol de Letra há 24 anos. 

Por Raquel Souto, educadora da Fundação Gol de Letra. 

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course