Quelques initiatives

Forum Gol de Letra

O Fórum Gol de Letra é uma ação bianual de formação de nossas equipes técnicas.

O evento é realizado desde o ano de 2013 e contou com edições também nos anos de 2015, 2018, e mais recentemente uma edição em janeiro de 2020. O local de realização do evento é alternado entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro para promover a experiência de conhecimento das unidades Gol de Letra por uma grande parte da equipe que sempre desenvolve suas atividades na própria cidade de origem. As equipes são hospedadas em um mesmo local, o que amplia a integração, o relacionamento e as trocas de conhecimentos sobre as realidades das comunidades e territórios atendidos.

Com a realização do Fórum, a Fundação Gol de Letra inova nos processos formativos de seus profissionais. Esta inovação consiste do grande número de pessoas formadas, uma média de 70 participantes por evento, o que normalmente é inviabilizado por questões financeiras, inova na dinâmica, uma vez que promove uma imersão completa, por três dias, em temas conceituais e práticos presentes na rotina de suas ações, e também inova na metodologia, já que são produzidos conhecimentos e registros que atendem à sistematização e à qualificação de seus Programas e Projetos.

Dentre os temas já tratados nos Fóruns destacam-se: Educação Integral, Equidade de Gênero, Esporte Educacional, Juventude, Avaliação de Aprendizagens, Sistematização de Práticas, Mediação de Conflitos e Assistência Social em territórios de alta vulnerabilidade, por exemplo.