Rio de Janeiro

Programa Dois Toques

O programa Dois Toques é uma ação de educação integral pautada em duas linhas de trabalho para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos: Esporte/Educação Física e Letramento. No que tange ao Esporte/Educação Física, as oficinas são pautadas pela vertente educacional, nas modalidades Futsal, Basquete, Voleibol, Handebol, capoeira e Muay Thai, em jogos adaptados, brincadeiras tradicionais brasileiras, atividades de desenvolvimento físico e psicomotor. As atividades tem 90 minutos para crianças que frequentam o programa em 3 dias por semana e, 70 minutos para adolescentes, já que este ultimo grupo pratica mais atividades por dia, em 2 dias por semana.

Nas oficinas de Letramento a proposta é o desenvolvimento da linguagem, da sensibilidade e das habilidades básicas para o processo de leitura, escrita e interpretação de textos, imagens e outras formas de linguagem comunicativa. As atividades acompanham as oficinas de esporte e são complementares, ou seja, todos os participantes tem aulas de esporte e letramento em todos os dias que frequentam o programa permanecendo na Fundação Gol de Letra por 3 horas diárias. Para garantir a participação feminina nas atividades esportivas, o programa tem 40% de suas vagas, no mínimo, destinadas às meninas.

Além das oficinas, o Programa Dois Toques conta com outras atividades educacionais, a saber: semanas temáticas de discussão, pesquisa e experimentação de assuntos como meio ambiente, consumo, cultura de paz e mediação de conflitos; Dia “D”, onde são discutidos e mediados os conflitos, acordos e regras eleitos pela maioria como referências de relacionamento interpessoal; jogos de integração com escolas públicas do Caju que duram uma semana inteira e integram alunos e instituições; lanche diário para os participantes, o que promove segurança alimentar e integração por meio do convívio nas refeições; sarau cultural, que conta com números de canto, dança, dramatização, declamação e outras modalidades artísticas; e passeios que ampliam a experiência cultural dos participantes na cidade do Rio de Janeiro.

Junto ao trabalho com crianças, adolescentes e jovens nas oficinas esportivas e de letramento, o programa conta com a formação de 12 jovens monitores com idades entre 15 e 18 anos. Estes jovens recebem uma formação de 24 meses em esporte, educação, lazer e letramento, e atuam junto aos educadores nas oficinas diárias.

O programa Dois Toques busca reconhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável gerando práticas que garantam uma boa condição de saúde e movimentação de seus participantes, o que é uma questão de atenção global, gerando ações educativas de qualidade, com equidade de gênero e com vistas à redução das desigualdades quando promove espaços de aprendizagem, acesso a direitos e desenvolvimento humano. Junto a isto o programa colabora para a estratégia institucional de trabalho em parceria para a cultura de paz.

Atualmente oferece 680 vagas.

Esse programa se encaixa nos ODS:

Assurer une vie saine et promouvoir le bien-être pour tous les âges.
Assurer une éducation inclusive, équitable et de qualité et promouvoir pour tous les possibilités d’apprentissage tout au long de la vie.
Parvenir à l’égalité des sexes et responsabiliser les femmes et les filles.
Réduire les inégalités au sein des pays et entre eux.
Promouvoir des sociétés pacifiques et inclusives pour un développement durable, donner à tous accès à la justice et construire des institutions efficaces, responsables et inclusives à tous les niveaux.