São Paulo

Programa Jogo Aberto

O Programa Jogo Aberto-SP tem como objetivo contribuir para a cultura esportiva de crianças, adolescentes e jovens, por meio de práticas de Educação Integral, Esporte e Lazer na Vila Albertina, Zona Norte de São Paulo.

Atividades: Por meio das estratégias e ações oferecidas, nosso público atendido tem a possibilidade de vivenciar e experimentar atividades como: Atletismo, Badminton, Basquete, Capoeira, Dança, Futsal, Ginástica, Handebol, Judô, Rugby, Skate, Tênis de Mesa, Tchoukball, Voleibol, Slackline, Handebol entre outras. Também é possível oportunizar para as crianças, adolescentes e jovens a exploração da cidade e de espaços culturais e esportivos, com as atividades externas planejadas pela equipe.

Além das ações específicas de Esporte e Lazer, o Programa Jogo Aberto, conta com a equipe de Serviço Social, que trabalha em conjunto com a equipe esportiva e com a rede socioassistencial do bairro da Vila Albertina, visando o fortalecimento de vínculos entre as famílias atendidas e, também no apoio para o desenvolvimento da comunidade local.

Formação de monitores: A Fundação Gol de Letra acredita da educação de pares, e por essa razão, 20 jovens da comunidade, participam de um processo de formação, para que ampliem a cultura esportiva e sejam capazes de mudanças de perspectivas de vida, tornando-se multiplicadores de práticas esportivas e de lazer, tornam-se agentes multiplicadores de conhecimentos e atitudes, uma referência para os educandos.

O Programa Jogo Aberto-SP, desenvolve suas atividades na sede esportiva da Fundação Gol de Letra, e principalmente em escolas públicas (municipais e estaduais) da região, fortalecendo o trabalho em rede, estimulando o desenvolvimento local e contribuindo para a Educação Integral da Vila Albertina.

As ações desenvolvidas pelo Programa Jogo Aberto-SP seguem os princípios educacionais da instituição: Aprender – ampliação do repertório cultural, esportivo e educacional; Conviver – Desenvolvimento de valores e regras de convivência; Multiplicar – Formação de multiplicadores de conhecimentos e atitudes. Priorizando a inclusão de todos, a diversidade, o diálogo, a autonomia, o respeito, a construção coletiva de valores, além de favorecer o envolvimento e o acesso as práticas esportivas e de lazer.

Esse programa se encaixa nos ODS:

Réduire les inégalités au sein des pays et entre eux.
Promouvoir des sociétés pacifiques et inclusives pour un développement durable, donner à tous accès à la justice et construire des institutions efficaces, responsables et inclusives à tous les niveaux.
Assurer une vie saine et promouvoir le bien-être pour tous les âges.
Assurer une éducation inclusive, équitable et de qualité et promouvoir pour tous les possibilités d’apprentissage tout au long de la vie.
Parvenir à l’égalité des sexes et responsabiliser les femmes et les filles.