Para começar

A Fundação Gol de Letra é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua com o conceito de educação integral em comunidades socialmente vulneráveis.

Criada em 10 de dezembro de 1998, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a organização nasceu do sonho dos tetracampeões mundial de futebol Raí e Leonardo de contribuir com a educação de crianças, adolescentes e jovens, aliando práticas educacionais e de assistência social ao desenvolvimento comunitário dos atendidos e de suas famílias.

Saiba mais

Onde estamos

Rio de Janeiro

Caju - Zona Portuária

Cerca de 1.240 crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos + ações com a comunidade

Mapa Rio de Janeiro

São Paulo

Vila Albertina - distrito do Tremembé, Zona Norte

Aprox. 2.900 crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos + ações com a comunidade

Mapa São Paulo

Em 2018, a Fundação Gol de Letra completou 20 anos de atuação.

São muitas histórias de vida, projetos realizados e impactos criados. As celebrações dessa data especial acontecem durante o ano seguinte (2019) com diversas ações de visibilidade, captação de recursos e, claro, comemorações!

2018 ainda foi marcado por alguns destaques importantes em nosso trabalho. Mais uma vez, fomos contemplados e entramos paro o ranking das 100 Melhores ONGs do Brasil, uma iniciativa do Instituto Doar e Rede Filantropia, que tem como objetivo reconhecer as boas práticas de gestão e transparência no Terceiro Setor. Além disso, enviamos uma delegação de monitores e educadores para o Festival Fundação FIFA, que ocorreu durante a Copa do Mundo, na Rússia. Nossa equipe presente no festival participou de capacitações, partidas de futebol em 3 tempos, trocas de experiências jogos do mundial. Uma experiência incrível para jovens da Vila Albertina (SP) e do Caju (RJ)!

Intensificamos o nosso trabalho com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU), um protocolo internacional, assinado por mais de 190 países, que trata de temas importantes para a humanidade, como educação, direitos humanos, saúde, trabalho, diversidade, entre outros. Atuamos diretamente, em 2018, com os seguintes ODS:

  • Saúde e Bem-Estar
  • Educação de Qualidade
  • Igualdade de Gênero
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • Redução das Desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

No Rio de Janeiro, iniciamos uma atuação com parceiros do bairro do Caju, como escolas públicas e centros de referência, ampliando nossa metodologia para novos pontos e atores do território. Inauguramos, em nossa sede, a Arena de Tênis René Lacoste, um espaço propício para a prática da modalidade Tênis; além da realização de festivais, saraus, semanas especiais e eventos de mobilização comunitária.

Em São Paulo, fortalecemos a nossa atuação em pontos-chave da Vila Albertina, como o NED (Núcleo de Esporte e Desenvolvimento), escolas estaduais (Conselheiro Ruy Barbosa, Dr. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, Leônidas Paiva, Professor Izac Silvério) e escolas municipais (João Ramos Pernambuco Abolicionista, Professor Noé Azevedo e Martin Francisco Ribeiro de Andrada). Também na capital paulista, realizamos diversos eventos culturais, esportivos e comunitários para a população atendida.

Todos os detalhes da nossa atuação em 2018 podem ser encontrados na seção Programas e Projetos deste relatório.

Afinal, o que é Educação Integral para a Fundação Gol de Letra?

Para a Fundação Gol de Letra, a Educação Integral é uma metodologia que considera todos os aspectos do(a) educando(a), do ponto de vista social, afetivo, ambiental e cognitivo, e que busca práticas integradoras entre os conhecimentos, fazendo com que o(a) educando(a) reflita de maneira ampliada sobre seu processo educativo e sobre sua realidade cultural.

Selo Educação Integral

Diretoria e Conselho

Instituidores

Beatriz Pantaleão, Dirce Cristina Bellíssimo, Leonardo Nascimento de Araújo e Raí Souza Vieira de Oliveira.

Conselho Curador

Presidente: Raí Souza Vieira de Oliveira Conselho: Angela Maria Gervasio Neves, Daniela Rodriguez de Castro (licenciada), François Alain Dossa, Guilherme Amorim Campos da Silva, Paulo Aris Velasco Boyadjian, Philippe JeanMarie Ormancey e Sérgio Arthur Ribeiro da Silva.

Diretoria

Administrativa: Emília Maria Camargo Nagle Executiva: Beatriz Pantaleão Financeira: Dirce Cristina Bellíssimo Diretor Geral: Sóstenes Brasileiro de Oliveira