24 anos de Gol de Letra: anos de aprendizado e aprimoramento na ODS 3 – Saúde e Bem-Estar

Desde 1999, a Fundação Gol de Letra executa programas e projetos socioeducativos para levar desenvolvimento social, educação, esporte e lazer aos atendidos em territórios socialmente vulneráveis nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Uma das principais metas da instituição é educar para a importância do bem-estar em todas as áreas da vida, o que inclui o bem-estar físico, mental e social.  Todas as estratégias metodológicas são elaboradoras em prol da população que necessita de serviços básicos, o que é muitas vezes, negligenciado pelo poder público.  
 
Com foco no desenvolvimento humano sustentável e alinhado às políticas públicas brasileiras e iniciativas globais, a Gol de Letra trabalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável instituídos pela ONU, com o intuito de fortalecer políticas sociais relevantes para a garantia de Direitos para todos.

O ODS 3 – Saúde e Bem-Estar é uma proposta que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Tem a missão de reduzir a taxa de mortalidade de gestantes prematuras, combater doenças transmissíveis, assegurar o acesso universal aos serviços de saúde física, sexual e reprodutiva, entre outros fatores importantes. 

A Gol de Letra comemora esses 24 anos realizando um trabalho como quem planta sementes que se multiplicam e se espalham. Em todos estes anos de trabalho, as ações esportivas e de lazer tem sido o carro chefe da instituição. Além de oficinas diárias específicas de esportes, jogos e brincadeiras, são realizados trabalhos de discussão sobre saúde sexual e reprodutiva, gênero e mobilização comunitária.

Junto a isto são realizadas ações de parceria com órgãos públicos e empresas da área de saúde que colaboram para promover eventos, palestras, cursos, ações pontuais e contínuas com foco na informação e no cuidado com a saúde dos participantes, suas famílias e dos moradores das comunidades atendidas em geral.  

É importante destacar esta vertente comunitária, pois enquanto organização da sociedade civil, a Gol de Letra faz parte do sistema de assistência social para a garantia de direitos, e só ampliando seu trabalho para além dos muros é possível atingir estas metas.

Nas ações de atendimento direto, a instituição tem como base práticas de educação integral, o que garante atividades e discussões que levam em conta a experiência e os desejos dos atendidos, famílias e comunidades para a construção dos objetivos e estratégias de trabalho.

No pós-pandemia, os eventos presenciais Gol de Cidadania, por exemplo, retornaram com força total e com prioridade na campanha pela vacinação da população. Nestes eventos orientações são realizadas em conjunto com as equipes de saúde atuantes nos equipamentos públicos dos territórios atendidos para a divulgação de informações, serviços e atendimento direto aos presentes, fortalecendo a rede de saúde comunitária.

A chave principal para o sucesso e a longevidade da organização em todos esses anos é o diálogo, que é estabelecido desde o educador até o educando, da equipe até a comunidade e nas parcerias locais com escolas públicas, centros de saúde e os moradores. É no trabalho em conjunto que se realiza a inclusão e a transformação social. 

Vinte e quatro anos não passam voando, requer muito aprendizado, mas segundo o grupo brasileiro de rap Racionais Mc’s, “Se o bagulho é louco” (situação ou ação difícil), “e o processo é lento, no momento, deixa eu caminhar contra o vento”. Todas as desventuras que existem nesse desafio só fortalecem o elo com a comunidade, multiplicando conhecimentos, atitudes e gerando vidas ativas, que nos permitem continuar sonhando com realidades sendo transformadas. 

Laura Maria Bernardo – Asistente de Desenvolvimento Institucional

Referências: 

Centro de Referências em Educação Integral – Sistema de Garantia de Direitos.  

IPEA – Objetivos de desenvolvimento sustentável. ODS3 – Saúde e Bem-estar. 

Jesus Chorou – Youtube, Racionais Mc’s.  

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
online free course
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
free online course