25 anos de Gol de Leta: uma jornada de transformação

*Sostenes Oliveira, Diretor Geral da Fundação Gol de Letra

Nos longínquos anos de 2001 e 2002, nos dois primeiros editoriais assinados pelos instituidores Rai e Leonardo, que constam nos registros dos primeiros Relatórios Anuais, aparecem as expressões ‘ação de crianças e adolescentes que despertam para um novo mundo’ e ‘crescimento de crianças e jovens em busca de uma nova visão de mundo’.

Está aí, sem ressalvas, toda a visão de dois atletas que se mobilizaram com suas famílias, amigos, simpatizantes e admiradores para criar a Gol de Letra. Mudar o mundo, criar condições objetivas para a mudança social, esse sempre foi o sonho.

Tantos anos depois, a realidade é cada vez mais dura, mas os princípios permanecem os mesmos. Mudamos sim a vida de centenas de pessoas, mudamos sim a perspectiva de famílias, e acreditamos que nosso trabalho continuará dando os frutos que almejávamos desde o início, desde sempre.

Sabemos que temos que considerar que as desigualdades são tão grandes quanto os desafios para uma mudança real acontecer num país ainda em formação como o nosso. Diante desse cenário, definimos como visão ser um modelo de referência em projetos educacionais, uma alternativa que nos ajudará a contribuir para a transformação de outras comunidades, utilizando a educação como principal ferramenta.

E também por isso não podemos deixar de celebrar, marcar posição sobre a qualidade de nosso trabalho e dos nossos relacionamentos de tanto tempo com as pessoas que formam essas comunidades tão cheias de vida, de contradições e tão necessitadas de atenção e oportunidades.

Neste 10 de dezembro de 2023, vamos completar 25 anos de existência. Estamos planejando uma série de lembranças e comemorações ao longo de 2024, mas nesse 09/12/2023 ocorrerão dois importantes eventos para deixarmos marcada essa celebração, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, realizaremos uma Rua de Lazer comemorativa. Este evento já é tradicional na comunidade da Vila Albertina, e é o momento em que invertemos a lógica de “tirar crianças da rua” e ocupamos este espaço público com brincadeiras e atividades de lazer e recreação.

Para a celebração de aniversário, a programação também inclui pintura facial, microfone aberto para os artistas do bairro, desafios e quiz sobre a Gol de Letra ao longo dos anos e um quadro de gratidão para as pessoas demonstrarem seu reconhecimento, deixar um depoimento ou contar uma história que queiram compartilhar.  Para completar, montaremos também um varal com fotos das ruas de lazer mais marcantes desses anos.

No Caju, Rio de Janeiro, teremos programação especial para a comunidade: caminhada, aulão de dança, ginástica funcional, sorteio de brindes e homenagem a pessoas importantes que nos ajudaram a construir o que somos.

Sabemos das responsabilidades que temos com essa mudança a que nos propomos. Trabalhamos até aqui com o que temos de melhor para conquistá-la: estudamos, discutimos, aplicamos, avaliamos, rediscutimos, fortalecemos ou corrigimos rumos, compartilhamos e, sobretudo, vibramos. Neste tempo, também investimos em algo muito especial para cumprir nossa missão – PESSOAS. Foram as pessoas que criaram a instituição, que executaram e ainda executam os projetos, as que apoiam e as que são atendidas, que nos ensinaram o que e como fazer, o que não fazer e o que continuar sonhando.

É por essas pessoas, milhares delas, que comemoramos estes 25 anos, e por elas também esperamos seguir firmes na missão de mudar o mundo e de transformar vidas.

Feliz de quem participou, participa e participará!

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download coolpad firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free