A participação da Gol de Letra no Centro de Referência em Educação Integral

No Brasil há dois projetos pedagógicos destacados em relação à Educação Integral, são eles: as Escolas Parque de Anísio Teixeira, sendo a de Salvador a primeira inaugurada em 1950 e, os Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPs de Darcy Ribeiro, implantados nos anos 1980 na cidade do Rio de Janeiro. Ambos previam ações em tempo integral e também metodologia de educação integral, oferecendo turnos de conhecimento acadêmico/científico e oficinas artísticas, atividades físicas e esportivas, oficinas culturais, estudos dirigidos, construção de projetos, dentre outras propostas.

Desde que está definido em sua missão Promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de esporte, cultura e formação para o trabalho” dedicar-se a praticar e defender a Educação Integral tornou-se um objetivo primordial dos Programas da Fundação Gol de Letra.

Nossos Programas são propostas consolidadas de Educação Integral baseadas na dupla proteção de direitos promovida por práticas educacionais e de assistência social, atuando em parceria com outros atores sociais do poder público em diferentes esferas e, das comunidades atendidas. Visto que a instituição não é e nem atua como uma escola, buscamos referências de trabalho com educação integral iniciado pelos professores Anisio e Darcy atuando da seguinte forma:

• Estando presente em bairros periféricos de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde os indivíduos recebem menor investimento do estado e estão colocados em situação de vulnerabilidade social, sobretudo em relação à educação, segurança pública e renda familiar;

• Conhecendo com profundidade e interagindo com as lideranças, atores/redes locais e, famílias moradoras das comunidades atendidas, buscando compreender questões relacionadas à diversidade, contexto socioeconômico e identidades culturais locais.

• Promovendo programas e projetos de esporte/educação física, arte/cultura, formação para o mundo do trabalho e desenvolvimento pessoal e de projetos de vida que se constituem em intervenções sociais que não substituem o Estado, mas pelo contrário, dialogam com o poder público em suas diferentes esferas e, em particular, com as escolas públicas das regiões atendidas – evidenciando o trabalho cooperativo e a garantia dos direitos dos cidadãos.

Além de garantir que nossos programas estejam de acordo com as melhores práticas de educação integral, nos interessa também participar de redes, grupos de estudo e espaços compartilhados que atuam para o fortalecimento e difusão da educação integral no Brasil. Um dos principais espaços de compartilhamento de conhecimentos é o Centro de Referência em Educação Integral que  “promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no Brasil.”

Conheça o Centro de Referência em Educação Integral clicando aqui.

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