ARTIGO: DESAFIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

Por Sóstenes Brasileiro de Oliveira*

A vulnerabilidade de jovens expostos à contextos de violência é um dos maiores desafios atuais do Brasil. Dois dados chamam atenção para a questão: os jovens representam 26% da população do País, ou seja, quase um terço da população total.  Das vítimas atingidas por arma de fogo, 58% são jovens, segundo o estudo Mapa da Violência[1], no período de 1980 a 2014. Outro recorte mais detalhado, aponta que a maior parte destes, são jovens negros e moradores de áreas periféricas.

Especialistas consideram a juventude um espelho da sociedade. Nesse sentido é preciso refletir quais atores compõem esta realidade e o papel de cada um no processo formativo. Claramente temos a família, a escola e os serviços básicos de assistência na base estrutural da vida dos jovens. A qualidade da escola e desses serviços básicos são determinados pelos resultados das políticas públicas implantadas pelo governo, que são diretamente influenciadas pelo engajamento da sociedade civil, setor privado e a mídia.

Podemos dizer que um jovem absorveu experiências diferentes ao longo de suas vivências na infância nos ambientes familiar, comunitário e escolar. Valores, princípios, crenças e desejos são adquiridos com pessoas e em ambientes nos quais o jovem convive. Por isso, espaços educativos e comunitários devem ser fortalecidos como o alicerce da formação de jovens e adultos para que se tornem sujeitos que contribuam para o futuro dessa sociedade.

Infelizmente, no Brasil, ao longo de décadas, temos visto o desgaste de territórios urbanos nas regiões de baixa renda. Expostos muitas vezes à força do crime organizado, desprovidos de suporte e proteção dos equipamentos públicos, muitos jovens carregam ainda o histórico de discriminação e preconceito, que os tornam cada vez mais vulneráveis.

Mudar essa realidade é um desafio para toda a sociedade, para governos, iniciativa privada e organizações não governamentais. Diante desse contexto, a Fundação Gol de Letra, há quase duas décadas, atua no desenvolvimento de ações multidisciplinares como práticas esportivas, educativas e culturais, discussão e defesa de igualdade de direitos, cidadania, valorização da diversidade, conhecimento, qualificação profissional e inserção produtiva no mercado de trabalho.

Entre os projetos específicos para jovens, destacamos o “Juventude e Oportunidade”, realizado no Rio de Janeiro, no bairro do Caju, onde são oferecidos cursos para qualificação profissional, educação básica (fundamental e médio), curso Pré-Enem, visando o acesso à universidade, além de atividades de formação cultural, empreendedora e de habilidades sociais.

Já em São Paulo, o “Programa de Jovens” acontece na Vila Albertina, em parceria com escolas públicas do bairro. Promove oficinas artísticas, de comunicação, preparação para o mundo do trabalho e cursos de formação técnica e qualificação profissional.

A Fundação Gol de Letra trabalha para formar jovens conscientes de suas potencialidades e preparados para a vida adulta. Incentivamos a visão crítica e o senso de coletividade. Apoiamos projetos de vida e sonhos. Lutamos para colaborar com a garantia dos direitos e construção de um futuro pacífico e próspero para a juventude.

[1] Waiselfisz, J.J. Mapa da Violência. 2016|Homicídio por armas de fogo no Brasil, disponível em www.mapadaviolencia.org.br.

*Diretor geral da Fundação Gol de Letra

Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe 

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download