CINE NA VILA EXIBE O CURTA-METRAGEM “MENARCA” EM SP

Em março, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Fundação Gol de Letra realizou, na Vila Albertina (SP), mais uma edição do Cine na Vila.

O evento faz parte das atividades do Programa de Jovens e é um espaço aberto para a exibição de produções audiovisuais gratuitas, que gerem um momento de lazer e também reflexão sobre temas diversos que sejam do interesse dos adolescentes, jovens e da comunidade em geral. As exibições são abertas ao público e, normalmente, seguidas de rodas de conversas com convidados.

Nesta edição, o filme exibido foi “Menarca”, um curta-metragem que, através da história da menina Luísa, de 11 anos, aborda questões femininas que ainda são tratadas como tabus – como a menstruação – e traça um paralelo sobre o que era ser mulher nos anos 70 e nos dias atuais. O filme foi idealizado, produzido e dirigido de maneira independente pelo Coletivo Gleba do Pêssego, grupo que reúne jovens profissionais da área de audiovisual oriundos das periferias da Grande São Paulo.

Joyce Santos e Tatiane Ursulino, integrantes do Coletivo, estiveram presentes para a roda de conversa com os participantes. Elas contaram sobre o processo de criação do roteiro, produção e filmagem. “Infelizmente, a área do audiovisual ainda é muito masculina. E nesse filme toda a direção foi feminina. A finalização foi o mais difícil e a parte mais demorada. Também foi um processo muito intenso de convivência e aprendizado como um coletivo, já que somos todos muito jovens”, contou Joyce.

Na plateia, adolescentes, jovens, famílias e educadores levantaram questões como a diferenciação na educação entre meninas e meninos; como a primeira menstruação é tratada pelos pais e responsáveis; os tabus que envolvem o corpo feminino; preconceitos e o que é possível fazer para romper com essas estruturas sociais.

A programação também fez parte do projeto Esporte e Gênero, realizado pela Gol de Letra com o objetivo de contribuir para a igualdade de gênero por meio do estímulo ao protagonismo juvenil e à maior participação de meninas em atividades esportivas.

O próximo Cine na Vila acontece em abril. Fique ligadx e participe!

Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
online free course