Conscientização sobre vacinas e sua importância é tema de oficinas na Gol de Letra

Por Elisiane Vieira – Analista do Projeto Caju Esporte e Educação

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a saúde da população. No Brasil, o esquema vacinal é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garante a imunização contra diversas doenças.

Na Fundação Gol de Letra, unidade Caju – RJ, acreditamos que as crianças e adolescentes têm um papel importante na promoção da vacinação. E é través de atividades pedagógicas, que compartilhamos com nossos atendidos sobre a importância da imunização e como ela ajuda a salvar vidas.

Uma das formas que encontramos para abordar esse tema em aula foi através do estudo do histórico da importância das vacinas no país. Destacamos, por exemplo, como as campanhas de erradicação da varíola nos anos 70 ou o programa nacional de imunizações criado em 1973 permitiu que milhões brasileiros tivessem acesso às principais vacinas disponíveis mundialmente.

Além disso, as crianças e adolescentes foram orientados sobre os tipos de vacinas oferecidos pelo SUS, suas indicações, doses necessárias para garantir sua efetividade e possíveis reações adversas. As crianças também desenvolveram trabalhos manuais como cartazes informativos para conscientizar amigos e familiares sobre essa prática tão importante.

Os benefícios da educação em relação à importância da vacinação não se limitam apenas à prevenção individual contra doenças infecciosas, mas contribuem significativamente com redução dos gastos públicos relacionados ao tratamento dessas enfermidades além do aumento na qualidade geral dos serviços prestados pelos sistemas públicos de saúde.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fundação Gol de Letra (@goldeletrabr)

É fundamental que as crianças e adolescentes aprendam desde cedo sobre a importância da vacinação para sua saúde e do coletivo. Através de atividades pedagógicas, é possível conscientizar os educandos sobre a relevância dessa prática em nossa sociedade e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem-estar da população.

Todas essas ações tiveram reconhecimento da empresa SANOFI que decidiu fechar parceria com a Gol de Letra ao tomar conhecimento das ações previstas para 2023. Através dessa colaboração, buscamos promover a conscientização sobre os benefícios das vacinas e incentivar a adesão a programas de imunização. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença na prevenção de doenças e na proteção de comunidades inteiras.

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
free download udemy course
download samsung firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free