Jogos de Integração Gol de Letra: Unindo Escolas do Caju Através do Esporte e Educação

Os Jogos de Integração 2023 foram uma iniciativa promovida pelo projeto Caju Esporte Educação – Ano 9, sediado na Fundação Gol de Letra, no dia 14 de setembro de 2023 situada no bairro do Caju. Esta ação teve como objetivo principal fomentar a participação das escolas públicas do bairro em oficinas esportivas diversas oferecidas pelo projeto.

O objetivo do evento foi mobilizar crianças e adolescentes em torno do esporte, promovendo o intercâmbio entre os alunos de escolas locais, estimulando a prática de vivências lúdicas com foco na integração e troca de experiências em prol do desenvolvimento integral dos educandos. O esporte na Gol de Letra está alinhado com a perspectiva que Tubino (2007; 2011) chama de Esporte Educacional.

Neste ano, os Jogos de Integração tiveram uma meta de desenvolvimento de atividades esportivas sob uma abordagem democrática, onde foram priorizados os esportes que promovem a inclusão, respeito aos direitos humanos, respeito a diversidade e a coeducação. Foram desenvolvidos diversos jogos e esportes como: Tchoukball, Flagball, Ultimate Frisbee, Kin ball, Kanjam e Spikeball.

O evento contou com a participação de um total de 5 escolas do território do Caju, totalizando 335 participantes externos, entre crianças e adolescentes. Além disso, crianças e adolescentes atendidos pelo programa Dois Toques também foram convidados a participar dos jogos de integração durante o seu horário de atendimento. Estiveram presentes no evento as seguintes unidades escolares: E.M Espiridião Rosas; E.M Professor Carlos Walter Fraenkel; CIEP Henfil; E.M. Mascarenhas de Moraes; E.M Laura Sylvia.

A estratégia de promoção dos Jogos de Integração nasceu em 2006 na busca da Fundação Gol de Letra em conhecer o território e divulgar suas ações, porém, o projeto cresceu e se tornou parte da agenda regular da Gol de Letra e das escolas parceiras, sendo “exportado” para a unidade SP e realizado também com as escolas parceiras da sede na Vila Albertina. Entendemos que parcerias como estas são vitais para a promoção da educação integral e para a construção de uma rede viva de educação que atende educandos, famílias e profissionais.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download micromax firmware
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=