Jovens da Gol de Letra realizam intercâmbio cultural na França

A 21ª edição do aguardado Intercâmbio Brasil-França promovido pela Fundação Gol de Letra marcou o mês de julho com intensas vivências culturais e esportivas. O projeto, que tem como parceira a ONG francesa Sport Dans la Ville desde 2002, visa proporcionar novas experiências e trocas culturais entre jovens brasileiros e franceses, incentivando a ampliação de horizontes e a construção de amizades para além das fronteiras.

Neste ano, o intercâmbio contou com a participação de 8 adolescentes da Fundação Gol de Letra, sendo 4 de São Paulo e 4 do Rio de Janeiro, acompanhados de 3 educadores responsáveis. A jornada começou com a visita à cidade de Lyon e à sede do Sport Dans la Ville, onde os jovens foram recebidos calorosamente por membros da ONG e da Associação Gol de Letra França. Em seguida, desfrutaram de dias memoráveis no acampamento Domaine Chabotte, onde puderam se envolver em uma série de atividades esportivas, incluindo Rugby e Capoeira.

Depois das experiências em Lyon, a turma embarcou para Paris, a “Cidade Luz”. Durante a estadia na capital francesa, os jovens visitaram pontos emblemáticos como a Disney de Paris, a Ópera Garnier, o Museu do Louvre, o Palácio de Versalhes e a majestosa Catedral de Notre Dame. A programação também incluiu visita ao estádio do Paris Saint-Germain (PSG) e um passeio de barco pelo rio Sena.

Um dos momentos mais emocionantes foi a roda de capoeira realizada na icônica Torre Eiffel, que reforçou os laços de amizade entre os participantes brasileiros e franceses, unidos pela paixão pelo esporte e pela cultura. O educador Edson Batista, que acompanhou o grupo, relatou a riqueza dos momentos de integração e troca cultural.

“A refeição no acampamento era o melhor momento de integração. Misturamos com franceses e ingleses, foram para mim os momentos mais gratificantes, especiais, inesquecíveis e engraçados. Conversamos sobre nossas culturas, diferenças de linguagem, costumes, usamos gestos, tradutor de celular, nosso arsenal de línguas, um pouco de português, inglês, francês e espanhol. O contato com as crianças foi muito valoroso, elas eram sempre o grupo que mais gostava de se integrar com os brasileiros e conversar com a gente”, conta Edson.

Ele também destacou os aprendizados do acampamento e a diversidade de atividades realizadas. “Tivemos atividades incríveis, de aventura, em espaços naturais, lindos, lagos, canyon, rio, floresta, plantação de lavanda, frutas, etc. Aprendemos muito os valores do acampamento, limpeza, cuidado com o outro, integração, etc. Foi tudo muito incrível, proveitoso, afetuoso e cheio de experiências maravilhosas. Voltamos para casa com muita coisa para refletir”.

O intercâmbio não se restringe apenas a turma brasileira, pois faz parte da parceria receber uma delegação de jovens franceses da Sport Dans la Ville no Brasil, o que aconteceu em abril desse ano, possibilitando a troca de experiências também em solo brasileiro. O programa busca, assim, fortalecer os laços entre os jovens de ambos os países, promovendo a integração e o crescimento pessoal por meio de experiências enriquecedoras.

Com a conclusão do Intercâmbio Brasil-França 2023, a Fundação Gol de Letra reafirma seu compromisso em proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para jovens atendidos pelo projeto, inspirando-os a sonhar e a construir um futuro mais brilhante e conectado ao mundo.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
online free course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
udemy course download free