ESG, o tripé basilar das ações da Gol de Letra

Atualmente o termo ESG tem tido muito destaque em função do mercado financeiro passar a considerar as questões ambientais, sociais e de governança como quesitos fundamentais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, influenciando bastante o setor empresarial.

ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Abaixo explicamos o que cada letra da sigla ESG significa, assim como as ações que possuímos em cada uma dessas áreas.


Environmental – Perspectiva Ambiental

Compreende ações relacionadas às mudanças climáticas, ao consumo de recursos naturais, emissões atmosféricas, eficiência energética, gestão de resíduos, entre outros, em toda a cadeia de valor de uma organização.

A Fundação Gol de Letra possui painéis solares em parte de sua estrutura e tem como meta a ampliação desse sistema de energia solar para os demais prédios da instituição, além disso providenciamos telhas transparentes em parte dos telhados nas nossas instalações para promover a entrada de luz natural nas quadras, corredores e refeitório. Dispomos de um sistema de captação de água de chuva através de nossos poços artesianos, instalamos torneiras com temporizadores, além cuidarmos do descarte correto de resíduos eletrônicos e dos materiais utilizados em suas atividades, assim como instalamos também lixeiras de coleta seletiva de lixo em nossa instituição. Ademais, buscamos sempre parcerias técnicas em nossos projetos no intuito de promover educação ambiental para os nossos beneficiários, através de palestras e oficinas.

Social – Perspectiva Social

Considera como a organização interage com os fatores sociais como: inclusão e diversidade, relações de trabalho com colaboradores, clientes, fornecedores, direitos humanos, relações com as comunidades.

O trabalho da Fundação Gol de Letra está alicerçado nos Direitos Humanos, uma vez que nossos projetos visam contribuir para a promoção da dignidade da pessoa humana. Estamos inseridos, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, em bairros periféricos em situação de vulnerabilidade social onde nos pautamos na Inteligência Social para realização de nosso trabalho, mapeando os dados sociais desses territórios, identificando as demandas e desafios, e com base nesse estudo atuamos em rede com parceiros locais ou intersetoriais para garantia dos direitos dos cidadãos do nosso entorno.

E é com esse mesmo olhar atento que também cuidamos de nossos colaboradores, parceiros e fornecedores. A FGL possui hoje 59% de seu quadro de funcionários composto por mulheres e esse percentual aumenta quando contabilizamos os cargos de liderança, chegando em um percentual de 60% de mulheres.

Através de seus projetos, a Fundação Gol de Letra disponibiliza a sua expertise em Responsabilidade Social para auxiliar também as empresas parceiras a fazerem o mesmo, pois acreditamos que uma empresa atenta ao entorno onde está inserida, que busca o diálogo com aqueles com quem se relaciona, que está genuinamente conduzindo suas ações para contribuir com as questões ambientais, sociais e éticas, seja qual for o seu propósito, é uma empresa que está construindo o seu valor.

Dispomos de várias ferramentas para auxiliar nossa atuação nesse quesito social e no nosso site é possível encontrar alguns desses documentos como: Protocolo de Saúde e Segurança contra a Covid-19, Parâmetros de Trabalho do Serviço Social | RJ, Protocolo de Atendimento do Serviço Social , Cartilha Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Código de Conduta dos Colaboradores (Comunicação), Código de Conduta dos Colaboradores (Atendimento Direto), Política de Proteção à Criança ao Adolescente e Juventude da FGL, entre outros.

Governance – Perspectiva de Governança

Analisa os setores, tanto administrativos, quanto de gestão da organização, levando em conta a independência e diversidade do conselho, política de remuneração dos altos cargos, transparência e ética da instituição.

Nessa área também possuímos relevante atuação. Nosso conselho é independente e diverso com 47% de seus membros formado por mulheres, conforme podem verificar no Estatuto Social publicado em nosso site, também disponibilizamos em nosso site, como ferramentas para auxiliar nossa atuação em transparência e compliance, os nossos Relatórios Anuais, as Demonstrações Financeiras e o Código de Ética e Conduta da Fundação Gol de Letra, além disso contamos ainda com Auditoria Externa.

Importante ressaltar que os critérios ESG estão totalmente relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030 da ONU. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reúnem os grandes desafios e vulnerabilidades da sociedade como um todo.

Na Fundação Gol De Letra, nossas atuações já estão embasadas em várias ODS, antes mesmo do termo ESG vir em voga, mas aí já é assunto para uma próxima matéria do blog.

Bárbara Pires, Analista de Desenvolvimento Institucional

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download mobile firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course