Plantão de matrículas e estratégias de mobilização comunitária



Escrito por Karina Avelar – Analista de Projetos

A equipe do Rio saiu da rotina e desenvolveu um trabalho articulando Matrículas e Mobilização Comunitária no mês de março!  Em uma semana de ação do dia 20 a 24 de março, a Fundação Gol de Letra Caju rompeu os muros e foi para a atuação direta nos territórios.

Um dos objetivos que norteiam as ações do Serviço Social da Gol de Letra é o de atuar de forma criativa e interventiva, ampliar nossa relação com a comunidade através da Mobilização, garantir que as famílias atendidas estejam orientadas e tenham acesso a informações necessárias para acesso a seus direitos. Somamos, assim forças às ofertas de serviços de esporte e educação para crianças, adolescentes e famílias, desenvolvidos através dos programas institucionais.

Plantão Parque Boa Esperança

Para dar corpo a esse compromisso com o território, desenvolvemos um projeto de intervenção para preenchimento de vagas nas turmas dos Programas Dois Toques e Jogo Aberto Caju para o primeiro semestre de 2023, um Plantão de Matrículas.

O objetivo principal era preencher vagas para crianças e adolescentes de 04 a 16 anos nos programas, ampliando o acesso à famílias, de forma a alcançar aquelas que não tinham passado pelos proejtos, ampliar a relação territorial e disponibilizar orientação social durante a semana.

Disponibilizamos, por meio do edital 01/2023 “Matrículas de novas(os) alunas(os) – Ano letivo de 2023 – 1º Semestre”, 250 vagas sendo 162 vagas para o Programa Jogo Aberto Caju e 88 vagas para o Programa Dois Toques.

Plantão Parque São Sebastião

Com a ação, superamos a meta de preenchimento de vagas nas turmas de atividades esportivas e apoio pedagógico. Foram no total 353 crianças e adolescentes contempladas (os) com uma vaga em nossas atividades, com 100% das famílias com perfil para matrícula passando por entrevista social e orientação junto ao Serviço Social. As famílias que não tinham perfil no momento preencheram uma ficha de interesse em vagas futuras.

Tudo isso só foi possível pela parceria de longa data que a instituição constrói com as Associações de Moradores do Complexo de Favelas do Caju. Para o plantão atuamos junto a 6 associações, com realização das ações nas comunidades: Clemente Ferreira, Parque São Sebastião, Parque Nossa Senhora da Penha, Parque Alegria, Parque Boa Esperança.  

Como culminância desse trabalho, o último dia da ação contou com uma reunião de famílias, recepcionadas pelas Assistentes Sociais* de referência no atendimento dos Programas. E como podemos ver, o registro abaixo demonstra nossa meta cumprida em envolvimento, mobilização e preenchimento das vagas.

Reunião de boas Vindas com as Famílias na Fundação

Agora o trabalho continua! Estar no território nos permite mais um caminho de ampliar o olhar para as demandas locais e, neste caso, nos possibilitou, através das entrevistas sociais, coletar dados concretos da realidade das famílias atendidas. É através dessas informações e observações que as ações do Serviço Social irão se pautar no decorrer do ano junto às famílias e a Rede Local. Ampliando nossa incidência sempre que necessário, através da Mobilização Comunitária para promoção coletiva do desenvolvimento territorial. 

Equipe presente:

Priscila Pereira – Assistente Social

Matheus de Paula – Assistente Social

Estevão Nascimento – Educador Social

Silvia Maria – Assistente Social

Natasha Sholl – Assistente Social

Céu Camara– Estagiária Serviço Social

Cyntia Damasceno – Estagiária Serviço Social

Brenda – Aprendiz Administrativo

Camila – Aprendiz Administrativo

Larissa – Aprendiz Administrativo

Maria Eduarda de Paula – Estagiária Serviço Social

Beatriz Rockert – Estagiária Serviço Social

Francisco – TI

Bruno – Operacional

Karina Avelar – Analista de Projetos

Presidentes Associações de Moradores

Daniele Silva

Kelly

Paulo

Ariane



Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
online free course