PROJETO DA GOL DE LETRA PARTICIPA DE CAMPANHA MUNDIAL DO MANCHESTER CITY FC

Projeto Gol em 3 Tempos entra na votação do Cityzens Giving 2018, programa do clube inglês que investe em projetos sociais que utilizam o futebol para melhorar comunidades ao redor do mundo

A Fundação Gol de Letra está na votação da campanha Cityzens Giving 2018, realizada pelo clube de futebol inglês Manchester City FC, para definir os recursos financeiros que serão destinados a seis projetos sociais realizados em diversas partes do mundo. Pela segunda vez, a Fundação Gol de Letra – única representante do Brasil – participa da iniciativa, desta vez com o projeto “Gol em 3 Tempos: futebol, jovens líderes e educação integral”. O objetivo é contribuir para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, estudantes da rede pública de ensino, utilizando o futebol 3 tempos como ferramenta para desenvolver aprendizagens educacionais e sociais e contribuir para a formação de liderança juvenil. A campanha foi lançada mundialmente no dia 14 de novembro e fica no ar até o dia 24 de dezembro.

“O futebol, por ser um fenômeno social de relevância na nossa comunidade, possui todas as características de mobilização e empoderamento das quais as comunidades atendidas pela Fundação Gol de Letra necessitam. Por isso, a aplicação deste projeto é fundamental para que novos jovens líderes sejam formados e possam multiplicar e disseminar os valores da educação e do esporte como ferramenta de transformação social”, afirma Sóstenes Brasileiro, diretor-geral da Fundação Gol de Letra.

O projeto “Gol em 3 Tempos: futebol, jovens líderes e educação integral” vai atender 300 crianças, adolescentes e jovens moradores da comunidade Vila Albertina, em São Paulo. Os principais objetivos são desenvolver as habilidades físicas, técnicas e táticas dos participantes na modalidade do futebol; realizar a formação de 16 jovens líderes (monitores esportivos) capazes de multiplicar práticas e conhecimentos por meio de ações de intervenção na comunidade onde vivem, e promover o direito ao esporte por meio de práticas regulares do futebol 3 tempos e eventos esportivos abertos à comunidade, na perspectiva da inclusão e do respeito à diversidade.

Assista ao vídeo abaixo e conheça melhor o projeto através da história da Babi, jovem líder do projeto.

Para Ferran Soriano, chefe-executivo do City Football Group, “esses jovens têm histórias incríveis e se comprometeram a usar o esporte mais amado, assistido e jogado do mundo para impactar suas próprias comunidades e lidar com questões sociais que precisam do nosso apoio. Temos orgulho em ajudá-los a mudar a percepção de vida em suas cidades, usando nossa paixão em comum pelo futebol. Somente no ano passado, ajudamos a capacitar 300 jovens líderes, que por sua vez realizaram ações com outros 15.000 jovens”.

Em 2015, a Fundação Gol de Letra participou pela primeira vez da votação mundial da campanha Cityzens Giving com o projeto “Gol pela igualdade”, que atendeu entre 2016 e 2018 aproximadamente 350 adolescentes e jovens de 12 a 20 anos. Com uma abordagem socioeducativa baseada em aprender, conviver e multiplicar, a iniciativa promoveu discussões e reflexões a respeito da participação feminina em atividades esportivas e incentivou meninos e meninas a criar ações para que todos pudessem ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento.

Executado em parceria com o City Football Group – formado pelo Manchester City FC, New York City FC e Melbourne City FC – o Cityzens Giving apoia jovens líderes em cidades ao redor do mundo para enfrentar difíceis desafios que afetam suas comunidades.

Este ano participam também da campanha projetos da Inglaterra, Índia, Estados Unidos,  Austrália e Quênia. A votação está aberta ao público até o dia 24 de dezembro, pelo endereço www.mancity.com/cityzensgiving. Acesse e escolha a causa “Education, São Paulo”. 

Também é possível votar acessando as redes sociais da Fundação Gol de Letra e do City Football Group e curtindo as publicações referentes ao projeto do Brasil. Cada curtida vale um voto!

Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe