Tecendo Redes de Transformação: O Projeto Inspiração Caju e o Fortalecimento Comunitário no Parque das Missões

O projeto Inspiração Caju, realizado pela Fundação Gol de Letra com patrocínio da Petrobras já está acontecendo e abrindo novas frentes de relacionamento e ação.

Uma parte importante do projeto é o trabalho de relacionamento comunitário. Durante 4 anos, além do bairro do Caju, a comunidade do Parque das Missões, localizada em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, também vai receber atividades socioeducativas. Nesta comunidade haverá a realização de oficinas semanais de esporte e desenvolvimento motor, cursos de qualificação profissional, orientação para empregabilidade e eventos educacionais.

Para a realização destas atividades contaremos com equipe dedicada no local, que contará com articulador local, educador de esportes e assistente social, além é claro de vagas em cursos de qualificação do SENAI e de todo o apoio da gestão Gol de Letra. E, para garantir que tudo corra conforme o planejamento inicial, parcerias locais serão fundamentais para o projeto e a equipe.

No último dia 14 de novembro de 2023 a equipe de gestão da unidade Rio de Janeiro realizou a terceira visita formal de reconhecimento e mobilização local. Nesta oportunidade foram mobilizados potenciais parceiros locais, tanto para a realização das ações, quanto para trocas, intercâmbios e apoio direto à presença e mobilidade da equipe neste novo pólo de atendimento da Fundação Gol Letra.

Estiveram conosco nesta visita as direções das escolas públicas locais, a saber CIEP 350 Tulio Roberto Quintiliano Cardoso, Escola Municipal Bilíngue Itamar Franco e da Creche municipal Gandur Assed; o presidente da Associação de Moradores do Parque, uma representante da FUNDEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias. Na pauta estiveram assuntos como a cessão de espaços para atividades, formalização da parceria com as secretarias de educação de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro, a construção de uma proposta de cursos de qualificação de jovens e adultos que fortaleça ações já em andamento na comunidade, sem concorrências, liberação e uso de espaços públicos de esporte e lazer e, mobilização de participantes para as atividades do projeto.

Nossa estratégia sempre é de fortalecimento das instituições que já atuam nos territórios de interesse, para a criação de um diálogo que não fragmente as ações sociais, mas antes, crie mais opções de acesso, linguagens e horários/locais para os moradores. Criar esta rede no Parque das Missões vai nos proporcionar segurança e conhecimento adequado sobre a população e os indicadores sociais presentes no local.

Nos próximos passos estão a formalização destas parcerias e a ocupação de um espaço próprio da Gol de Letra na comunidade, reforçando a presença do projeto cada vez, por ações e com visibilidade para os moradores e potenciais participantes. Serão 4 anos de descobertas e investimentos que, temos a certeza trarão bons resultados para esta parceria com a Petrobras.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
online free course
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download