EDITORIAL

INÍCIO

INÍCIO

MENSAGEM

São 17 anos de atuação voltada para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e famílias de comunidades socialmente vulneráveis. Ao longo desse período, a Fundação Gol de Letra amadureceu e consolidou sua metodologia, suas práticas e seus resultados. É com satisfação que podemos dizer que aprendemos, ensinamos e construímos conhecimentos coletivamente, com a participação de todos que de alguma forma se relacionam conosco. Com o objetivo de uma organização social que visa aprimorar políticas públicas corremos atrás do sonho que um dia sonhamos e que hoje se materializa, de um trabalho que ultrapassa fronteiras e atinge cada vez mais pessoas.

O ano de 2015 foi de muita movimentação para a Fundação Gol de Letra em São Paulo. Mais do que nos instalarmos em uma nova sede na Vila Albertina, demos início a um grande desafio de compartilhar espaço com uma escola de ensino integral do Governo do Estado e contribuir com a construção de uma escola modelo, onde a participação comunitária possa ser alcançada em sua forma plena. Experiência essa que a Gol de Letra vivencia em anos de atuação no bairro e que agora se propõe a compartilhar, visando ao aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para a Educação.

A Educação que acreditamos tem no esporte um poder mobilizador e transformador, e é nessa bandeira que investimos tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.

No Caju, comunidade de grande vulnerabilidade social onde está localizada a sede da Fundação Gol de Letra no Rio de Janeiro, com muita luta e conquista de importantes parceiros, inauguramos o Ginásio Sócrates Brasileiro, por onde hoje passam centenas de crianças, adolescentes e jovens diariamente. Neste mesmo ano, demos início às obras de novas instalações em nossa sede, o que possibilitará capacitar mais jovens nesse enorme desafio que é o início de suas vidas profissionais.

No lastro da Rio16, nascido sob a inspiração das empresas patrocinadoras dos Jogos, o Projeto Juventude e Oportunidade foi concebido a partir de pesquisa de campo realizada no Bairro do Caju. Pesquisa que explorou as expectativas, perfil, interesses e características relacionadas a capacitações profissionais dos jovens do bairro e por outro lado as necessidades de força de trabalho das grandes empresas do território.

O “fazer mais”, tentar sempre superar nossos limites, é parte do desafio diário. Ações de mobilização, captação de recursos, eventos e, principalmente, a fidelidade de nossos parceiros – sejam eles empresas, instituições ou doadores – é onde encontramos o gás necessário para batalharmos por todos que por aqui passam e são por nós impactados.

Beatriz Pantaleão, cofundadora e diretora executiva

Raí de Oliveira, cofundador e presidente do Conselho

Sóstenes Brasileiro de Oliveira, diretor geral