

Desenvolvimento Institucional

Prospecção, articulação e engajamento definem a atuação do setor de Desenvolvimento Institucional (DI), consolidando o “jeito de ser” da Fundação Gol de Letra. O setor é responsável pela sustentabilidade financeira, proposição e acompanhamento de projetos, comunicação e relacionamento da organização. Tem como foco viabilizar a realização dos programas e projetos e o fortalecimento institucional.

A base do Desenvolvimento Institucional é a mobilização de parcerias (empresas, fundações e institutos, leis de incentivo, indivíduos, eventos e campanhas de mobilização), o que inclui a relação com pessoas físicas e jurídicas, desenvolvimento de projetos, captação de recursos e prestação de contas.

A Comunicação dá suporte às ações de captação, fortalece a presença institucional junto às empresas e sociedade civil e mobiliza pessoas em prol das causas do Esporte, Educação, Cultura e Formação para o trabalho. Para isso, são utilizados os canais oficiais da organização (site, redes sociais e informativos), imprensa e relacionamento interinstitucional. Dentro dos programas e projetos, contribui com a divulgação das atividades para as comunidades atendidas e público em geral.

Comunicação

relações públicas

Mobilização de recursos

Desenvolvimento Institucional

Eventos

2016 em números

406

citações e matérias de imprensa

131

estabelecimentos foram parceiros da Fundação Gol de Letra na campanha de nota fiscal paulista – Campanha Nota Parceiro 10

6.800

 títulos no acervo na biblioteca Comunitária Carlos Gohsn (RJ)

12

empresas participaram
do Torneio Gol de Letra em São Paulo e Rio de Janeiro, com 13 times entre masculinos e femininos

1.495

seguidores no Instagram

194

sócios titulares
 (doações mensais) e
109 doações pontuais

147

empréstimos
de livros

402.863

seguidores no Google+

19.037

seguidores no Facebook

6.279

visualizações
do site por mês
(em média)

37.474

seguidores
no Twitter

3

empresas participaram de campanhas de mobilização

39

textos
no blog

19.118

visitantes únicos no site

223

voluntários,
sendo:

141 em

São Paulo

82 no

Rio de Janeiro

Mobilização de Recursos

Como parte das ações de captação de recursos, a Gol de Letra participa de campanhas de mobilização junto a empresas, institutos e outras organizações. Tais iniciativas proporcionam uma oportunidade de associação de marca a uma ação de responsabilidade social, envolvendo clientes, colaboradores, parceiros ou outros públicos de interesse da parceria, sempre mobilizando pessoas em prol de doações.

Campanhas de Mobilização 2016*:

Leroy Merlin (Saldão Solidário)

Novotel (Feijoada Dia das Crianças)

Vivo (Vivo Valoriza)

*campanhas que resultaram em doações a partir de R$ 10 mil.

Torneio gol de letra

Pisar no gramado de um grande estádio, como Maracanã (RJ) ou Morumbi (SP), defender seu time e até mesmo se consagrar campeão dentro das quatro linhas é o sonho de muitos fãs de futebol. É essa emoção que o Torneio Gol de Letra possibilita, ao reunir equipes de grandes empresas no mais tradicional campeonato de futebol corporativo do país. Para a Fundação, o evento é uma das fontes de captação de recursos livres. As empresas participantes adquirem a vaga de seus times a partir de um valor de doação feita para a Gol de Letra. Há equipes masculinas e femininas; essas últimas apenas na edição de São Paulo.

O Torneio é realizado anualmente e, em 2016, chegou a 13ª edição em São Paulo (10/12) e Paris (09/04) e a 10ª edição no Rio de Janeiro (6/12).

O futebol – presente no DNA da Fundação – é o mote para incentivar a atividade esportiva e a integração entre colaboradores e mobilizar pessoas e empresas para uma ação de responsabilidade social. Aqui, diversão e engajamento jogam juntos!

A festa também conta com a presença de ídolos do futebol brasileiro, atletas de outras modalidades e artistas, que entram em campo para jogar com os participantes ou participar de um talkshow, dependendo do modelo do evento.

Clique e saiba mais.

Participantes edição Paris

Accor Hotels

BeIN Sports

Betc

BNP Paribas

Decathlon

Dentsu Aegis network

Engie

Fidelidade

Hermes

Lacoste

LSC Levallois

L’oreal

Peugeot

Puratos Fr.

Participantes edição Rio de Janeiro

Brookfield

Cavalcante Ramos

EDF Norte Fluminense

GL Events

Hortifruti

Rede D’or

Participantes edição Rio de Janeiro

Accor Hotels

Bloomberg

Crédit Agricole

Grupo Segurador Banco do Brasil  E MAPFRE

Grupo SEB

Linkedin

Parceiros e Apoiadores 2016

adidas, Associação de Eventos Esportivos - AED, F2 Sports, Indústria Vitória, Instituto Boticário/Grupo Boticário, Maracanã, Mio Gelato, Módulos, MV Vídeos, Obrigado Natural, Refinaria Design, Saborizatti, Sala Raí, São Paulo Futebol Clube e Vestbag.

Associação Gol de Letra França

A versão francesa da Gol de Letra foi criada em 2002 por iniciativa de amigos dos instituidores da Fundação, Raí e Leonardo. O objetivo é promover o trabalho da Fundação em diversos eventos, articular ações, parcerias e mobilizar recursos de empresas no exterior, especialmente na França.

Localizado em Paris, o escritório de representação realiza a edição anual do Trophée Gol de Letra, evento que acontece desde 2003 e que deu origem ao Torneio Gol de Letra no Brasil. Também é responsável pela organização da etapa francesa do intercâmbio de jovens – realizado em parceria com a organização esportiva francesa Sport dans La Ville.

Todos os recursos captados pela Associação França são revertidos para os projetos da Gol de Letra no Brasil.

Como participar?

Empresas apoiadoras
(categorias Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Colaboradores):

doações financeiras de empresas, fundações e institutos que contribuem para o financiamento das atividades da Gol de Letra, bem como doações de produtos e serviços

Campanhas de Mobilização

Ações de associação de marca da Fundação Gol de Letra com empresas para arrecadação de recursos financeiros.

Torneio Gol de Letra

Evento de futebol entre empresas, que acontece anualmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Paris e cuja receita é destinada à manutenção dos programas e projetos da Fundação.

Programa Sócio Titular

Doações regulares, a partir de R$30 por mês, contribuindo para a manutenção das atividades da Gol de Letra. Para ser um Sócio Titular, acesse www.goldeletra.org.br/doe

Doações pontuais

Contribuições únicas também possíveis pelo site www.goldeletra.org.br/doe

Nota Fiscal Paulista

Doação dos créditos de cupons fiscais provenientes do Programa Nota Fiscal Paulista
do Estado de São Paulo para a Fundação Gol de Letra

Redes Sociais

Acompanhamento e compartilhamento das informações da Fundação Gol de Letra, contribuindo para a multiplicação de informações e mobilização de pessoas. Veja os links e participe!

Voluntários

Pessoas que apoiam em projetos e eventos específicos como digitadores, tradutores, fotógrafos, etc.

 

 

Relatório Anual 2016