A importância do Dia de Doar para a Gol de Letra
Publicado em:
No próximo dia 29 de novembro acontece o Dia de Doar, uma data que tem enorme importância para a Gol de Letra. Como uma organização fruto da iniciativa de pessoas importantes da sociedade civil e que desejavam participar da imensa rede de entidades que compõem esse colchão de proteção chamado terceiro setor, um dos grandes desejos que sempre tivemos foi o de envolver as pessoas, os cidadãos, nos nossos projetos.
De tê-las, de alguma forma, acompanhando o nosso trabalho, observando as conquistas e percalços que fomos atravessando, e por óbvio nos ajudando a seguir fazendo um trabalho com sua disponibilidade financeira, com a doação de sua capacidade de trabalho ou facilitando parcerias e bons contatos.
Temos um Programa de Sócios que simboliza essa nossa busca, que existe desde 2001 e tem sido uma fonte importante de financiamento para os nossos projetos, assim como um canal de relacionamento com esse grupo tão especial de pessoas que se identificam para valer conosco.
O Dia de Doar foi criado nos Estados Unidos em 2012 com o nome de Giving Tuesday (a “Terça-feira da Doação”). A ideia era promover a cultura da doação e estimular ações de generosidade em meio ao Dia de Ação de Graças, bem como ser uma resposta a datas comerciais muito populares por lá que também acontecem nessa época, como a Black Friday e a CyberMonday.
A partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte desse movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente. Aqui, o Dia de Doar é realizado pelo movimento Por Uma Cultura de Doação, coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas, de forma que a doação seja um instrumento para o fortalecimento da democracia.
A organização do movimento Dia de Doar em nosso país é liderada e está sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), em parceria com o Instituto Mol.
O Dia de Doar, portanto, é muito importante para abrirmos e mantermos um canal de diálogo com pessoas e grupos de pessoas que ou ainda não foram seduzidas para essa prática tão saudável da generosidade espontânea ou já participam desse movimento de ajudar projetos e iniciativas sociais e são convidadas a continuar contribuindo.
Temos previsto para todo esse mês de novembro uma campanha “dupla” e multiplataforma, que envolverá ações nas redes sociais, no site da Fundação e no e-mail marketing. Previamente ao Dia de Doar, vamos divulgar vídeos da campanha “Por Onde Anda Você”, com pessoas que já passaram pela Fundação Gol de Letra e tiveram suas vidas transformadas por nossas ações.
Nossa intenção é que, ao mostrar o impacto do nosso trabalho em algumas vidas, possamos angariar doações pontuais de quem ainda não conhece nosso trabalho e, ao mesmo tempo, estimular uma doação recorrente de quem já vem nos acompanhando há algum tempo, em qualquer meio.