Articulação comunitária: nossa experiência no Parque Das Missões

Entre a Linha Vermelha e a Rodovia Washington Luiz, situa-se o território do Parque das Missões, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Esta comunidade, embora seja vibrante e potente, enfrenta desafios complexos decorrentes do abandono do poder público e das dificuldades do cotidiano.

O Projeto Inspiração Caju, em parceria com a Petrobras, visa estender as ações da Fundação Gol de Letra nesse território. No segundo semestre de 2023, estabelecemos contato com organizações locais, como o Apadrinhe um Sorriso, que desempenhou um papel importante na compreensão das demandas da comunidade. Esse período marcou o início do alinhamento estratégico e da elaboração de uma proposta pedagógica que refletisse as necessidades e anseios da população.

A receptividade das instituições locais foi fundamental para o início do projeto. A abertura de agendas e o compromisso mútuo garantiram a implementação das ações planejadas para 2024. Inicialmente, concentramos nossas atividades na Creche Escola Gandur Assed e na Escola Municipal Bilíngue Itamar Franco, atendendo cerca de 200 alunos nessa fase inicial. Desde então, a Fundação Gol de Letra tem oferecido uma variedade de atividades, incluindo esportes, psicomotricidade e apoio social.

Além das atividades diretas com os alunos, a Fundação também promoveu uma palestra sobre nossa metodologia e atuação em rede, reforçando nosso compromisso com a comunidade e a continuidade do projeto ao longo dos próximos anos. A ideia é que essa parceria beneficie as escolas por, no mínimo, quatro anos.

Mais do que apenas beneficiar crianças e adolescentes, essa colaboração contínua visa impactar toda a comunidade. Além das oficinas esportivas, planejamos realizar cursos de qualificação profissional, garantindo a formação de jovens e adultos e buscando aumentar a empregabilidade dos moradores locais.

A presença da Fundação Gol de Letra no Parque das Missões reflete nosso compromisso com a transformação social e o empoderamento em comunidades em situação de vulnerabilidade social. O Projeto Inspiração Caju expandiu nosso alcance para novos locais, ampliando nosso objetivo de promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens através do esporte, cultura e formação para o trabalho.

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free