Atitudes que fazem a diferença para a transformação de um mundo mais sustentável

Beatriz Pantaleão – Diretora executiva da Fundação Gol de Letra

Para contar uma boa história, vamos voltar um pouco no tempo: o ano era 2016. E logo no primeiro dia de janeiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o desafio da Agenda 2030, que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas. O acordo, assinado na sede da ONU, em Nova York, contou com a participação de 193 Estados-membros do órgão internacional. Os ODS, ou Agenda do Milênio, fazem parte de um plano minucioso e ousado, que envolve as dimensões social, ambiental e econômica de forma integrada.

A Fundação Gol de Letra, que neste ano completa 20 anos de existência, sempre teve como norte muitos dos valores estabelecidos pela Agenda do Milênio. Trabalhar com o nosso público temas como igualdade de gênero, educação de qualidade, meio ambiente, entre outros, sempre fez parte dos nossos objetivos metodológicos.

Felizmente, em 2017, tivemos a oportunidade de desenvolver a Agenda do Milênio de maneira mais organizada e efetiva durante o Projeto Sport 4 Rio, fruto da inciativa de quatro instituições não-governamentais cariocas (Fundação Gol de Letra, instituída pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo; Instituto Reação, do judoca Flávio Canto; Luta pela Paz, do antropólogo e ex-boxeador Luke Dowdney; e Bola Pra Frente, do ex-jogador Jorginho) que promovem a inclusão social e desenvolvimento educacional de crianças e jovens por meio do esporte. A ideia do projeto surgiu em outubro de 2016, na Alemanha, em um encontro patrocinado pela Laureus, instituição financiadora em comum das quatro organizações, que realiza esse evento a cada dois anos, com o intuito de impulsionar a troca de experiências e know how entre os líderes de organizações sociais ao redor do mundo.

O Projeto Sport 4 Rio é uma iniciativa que nasceu com propósito de disseminar cuidados com o meio ambiente e incentivar o desenvolvimento sustentável das comunidades em diversos aspectos, utilizando como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No total, foram seis encontros e sete ODS trabalhados com as crianças das instituições (Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Redução das Desigualdades; Consumo e Produção Responsáveis; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação). Cada organização criou um comitê – composto por 10 crianças, sendo cinco meninas e cinco meninos –, que participou de todos os encontros e tinha a missão de disseminar o aprendizado entre as outras crianças de suas instituições. Afinal, multiplicar conhecimentos e trocar experiências é essencial para o desenvolvimento coletivo.

O ponto alto do projeto ocorreu em 5 de junho de 2017, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando cada instituição levou 40 crianças para o Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde tiveram a oportunidade de trabalhar a ODS 15 (Vida Terrestre), aprendendo mais sobre o meio ambiente e realizando o plantio de 80 mudas de árvores. Nesse dia, além do plantio, os jovens tiveram a oportunidade de participar de algumas palestras sobre meio ambiente com instrutores do próprio parque.

Durante todos os encontros, o Projeto Sport 4 Rio buscou promover uma experiência de reflexão sobre o quanto precisamos mudar rotinas e visões, deslocando nossos hábitos cotidianos para práticas realmente sustentáveis, que busquem o bem-estar geral. Se mudarmos nossas atitudes, atuando com ações mais colaborativas e menos competitivas, estaremos redescobrindo o sentido de pertencer ao ambiente natural e contribuindo para a preservação da própria humanidade. E isso está ao alcance de cada um de nós, basta querer!

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u2AoqzwpV-0

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
online free course
download micromax firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download