Dia da Família incentiva convivência e fortalece laços familiares
Publicado em:
O dia 14 de maio foi marcado por um importante evento para os educandos da Fundação Gol de Letra e seus familiares: o Dia da Família no Parque Estadual do Jaraguá. Foram cerca de 150 pessoas, entre crianças e adolescentes, acompanhados de pelo menos um dos pais ou responsáveis, que puderam brincar e se divertir nas dependências do parque, além de fazer uma trilha desafiadora até o Pico do Jaraguá.
O Dia da Família representa um momento muito importante da Fundação Gol de Letra dentro de sua estratégia pedagógica. O evento é aberto para todos os beneficiários dos programas Jogo Aberto na Vila e Programa de Jovens e normalmente acontece duas vezes por ano. Porém, devido à pandemia, o encontro familiar não acontecia desde 2019, o que traz uma importância maior para este retorno em 2022.
Os encontros sempre acontecem em um lugar externo ao projeto. “Muitas famílias não têm acesso a atividades fora do bairro, seja por falta de tempo e planejamento, dificuldades financeiras, difícil acesso à condução, famílias numerosas e até por não ter conhecimento de outros locais”, conta Cristiane Fidelis, analista sociopedagógica do Serviço Social.
O objetivo é aproximar os usuários de seus familiares a partir de práticas recreativas e esportivas, de modo a incentivar a convivência, a criação e o fortalecimento de laços entre os familiares. “É um dia importante para promover a integração familiar, onde a família pode passar um dia junto e com todo suporte necessário que oferecemos para isso”, diz Cristiane.
A Fundação oferece transporte de ida e volta e uma alimentação leve, mas espera que as famílias possam aproveitar o passeio de forma autônoma e responsável. “Sempre propomos no início alguma atividade física que possa ser realizada com o grupo e consequentemente entre responsáveis e crianças/adolescentes, mas depois deixamos as famílias explorarem o local”, afirma a analista.
O Dia da Família também é, portanto, uma oportunidade de conhecer um novo local ou região e explorar melhor os espaços públicos da cidade. “Quando pensamos nessa atividade, pensamos em atender um público de todas as idades, então tem que ser um local acessível para todos. A intenção é que eles conheçam os locais e passem a frequentar e ocupar esses espaços, sempre públicos”, sinaliza Fidelis.
Através desse evento, a Fundação Gol de Letra estabelece um vínculo institucional entre organização e família atendida, fortalecendo a rede de apoio e assistência que a Gol de Letra se propõe a oferecer, além de promover o enriquecimento dos laços entre a criança/adolescente e seus responsáveis, o que consideramos fundamental para o desenvolvimento integral de cada indivíduo.