Equipes de SP e RJ se reúnem para Fórum de Esporte e Gênero e traçam objetivos para os próximos anos

As equipes da Fundação Gol de Letra do Rio de Janeiro e São Paulo se reuniram em janeiro durante três dias no Sesc Nogueira, em Petrópolis (RJ), para mais um Fórum Interno Gol de Letra com os seguintes objetivos: disseminar e consolidar a metodologia sobre Esporte, Gênero, Educação Integral, Juventudes e Assistência Social, para os colaboradores da instituição. O encontro é bienal e visa reunir as equipes das duas unidades para realizar diversas formações, traçar objetivos e alinhar visões e atividades para os próximos anos.

O primeiro dia foi marcado por uma formação sobre assistência social. A equipe que realiza os atendimentos sociais da Fundação apresentou a Política de Proteção à Infância, Adolescência e Juventudes da Gol de Letra, além das leis e normas em que ela se baseia e os órgãos públicos de proteção social acionados pela Fundação quando necessário.

image

Foram realizadas dinâmicas e atividades para que todos os profissionais entendessem as etapas pela qual os beneficiados da Fundação passam durante o atendimento da assistência social. O processo é importante para que toda a equipe saiba reconhecer a privação de diretos e os problemas e violências aos quais a população beneficiada está sujeita e saiba encaminhar cada caso corretamente.

No segundo dia, foi feito um balanço das metas traçadas no III Fórum Interno, em 2018, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) trabalhados pela Fundação. Foram avaliados os resultados alcançados e o que falta para atingir os demais.

image

Um dos objetivos, por exemplo, se refere à ODS 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. A Gol de Letra busca atingir esse objetivo com as constantes formações sobre Mediação de Conflitos e Cultura de Paz, que são aplicadas no dia a dia das atividades realizadas.

Também foram feitas formações sobre Educação Integral e sobre Gênero. Este é um dos grandes focos da Fundação Gol de Letra para os próximos anos e a intenção é promover a equidade de gênero em todos os âmbitos da Gol de Letra no que tange os espaços de convivência, preconceito e discriminação, dialogando com a vida cotidiana e as contradições nos territórios atendidos.

image

O último dia trouxe uma reflexão sobre a juventude e como a Fundação Gol de Letra está trabalhando com este público para que possam superar os desafios impostos por sua realidade social para que possam atingir sua autonomia. A formação buscou trazer conceitos sobre este público e o entendimento do contexto social dos territórios trabalhados.

A troca de experiências entre as equipes mostrou-se essencial para definir os próximos passos, a serem revisados no próximo Fórum Interno. O encontro deste ano teve o apoio da FIFA Foundation através do projeto Jogo Aberto.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free