Festival Rio-SP retorna com experiências únicas para jovens e adolescentes

O ano 2022 tem sido especial para Fundação Gol de Letra. Depois de dois anos parados por conta da pandemia, esse ano foi possível voltar com os nossos eventos presenciais e enriquecer ainda mais as vivências de nossos educandos e educandas das comunidades do Caju e da Vila Albertina.

O Festival de Integração Rio x SP tem como seu principal objetivo promover o alinhamento metodológico entre as unidades e aprofundar discussões sobre esporte educacional com os participantes. Foram 50 adolescentes de 12 a 14 anos participando dessa troca tão grandiosa de conhecimento, sentimentos, esporte e gênero.

A nossa casa por três dias foi o acampamento Paiol Grande, onde os educandos e educandas vivenciaram em equipe e participaram de atividades que pautam discussões importantes contidas na agenda 2030 da ONU, como a busca pela equidade de gênero.

As crianças foram divididas em grupo e unidades para uma melhor experiência e assim participaram de atividades como travessia, futebol 3 tempos, muay thai, gênero e identidade. Mas a vivência não para por aí, eles também tiveram a oportunidade de andar a cavalo, pescar, patinar, praticar arco e flecha, trilha para cachoeira, piscina e muita diversão.

Vamos entender um pouco mais de algumas atividades desenvolvida com os educandos:

– Travessia: os participantes são divididos em equipes e cada participante fica em cima de uma cadeira. O grupo fica num lado da quadra, com as cadeiras na horizontal e em fila. A partir do “ok” ninguém mais pode colocar o pé no chão. O objetivo é levar toda equipe para o lado oposto da quadra. Um trabalho em equipe para alcançar o objetivo.

– Futebol 3 tempos: o jogo é dividido em três tempos. No primeiro, é feita uma roda, na qual são estabelecidas as regras do jogo, a divisão de equipes, o sistema de pontuação, os valores e os acordos iniciais. No segundo, acontece a partida. No terceiro, as duas equipes avaliam se os acordos iniciais foram cumpridos.

– Ser Mulher: a atividade de gênero e identidade é feita em dupla onde os participantes devem escrever obstáculos que impede a participação das meninas e mulheres no esporte. Cada dupla cola a tira de papel num cone e espalha pela quadra. Agora é momento das duplas se separarem, uma em cada canto da quadra. De um lado uma criança será vendada e a outra estará guiando a parceira. O objetivo é atravessar a quadra sem esbarrar em nenhum cone/obstáculo. Após atividade uma roda de conversa é feita e algumas perguntas para debate, como: Quais as principais barreiras que impedem a participação das mulheres no esporte? Como podemos superá-las?; É importante contarmos com o apoio de outras pessoas para conseguirmos superar nossos obstáculos?

“Esse evento sempre acontece no formato acampamento e para Gol de Letra é ainda mais interessante, pois trabalhamos com crianças e adolescentes de alta vulnerabilidade social que quase nunca teriam a oportunidade de vivenciar essa oportunidade” diz a analista de Projetos Elisiane Vieira.

O Festival de Integração é um momento único para muitos adolescentes e Andriel da Costa conta um pouco de como foi para ele “Eu nunca tive oportunidade de vim para um passeio como esse. Era um sonho participar de tantas atividades e acompanhar tudo de perto. Hoje consegui realizar e espero vir mais vezes”.

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free