Dia da Família incentiva convivência e fortalece laços familiares

O dia 14 de maio foi marcado por um importante evento para os educandos da Fundação Gol de Letra e seus familiares: o Dia da Família no Parque Estadual do Jaraguá. Foram cerca de 150 pessoas, entre crianças e adolescentes, acompanhados de pelo menos um dos pais ou responsáveis, que puderam brincar e se divertir nas dependências do parque, além de fazer uma trilha desafiadora até o Pico do Jaraguá.

O Dia da Família representa um momento muito importante da Fundação Gol de Letra dentro de sua estratégia pedagógica. O evento é aberto para todos os beneficiários dos programas Jogo Aberto na Vila e Programa de Jovens e normalmente acontece duas vezes por ano. Porém, devido à pandemia, o encontro familiar não acontecia desde 2019, o que traz uma importância maior para este retorno em 2022.

Os encontros sempre acontecem em um lugar externo ao projeto. “Muitas famílias não têm acesso a atividades fora do bairro, seja por falta de tempo e planejamento, dificuldades financeiras, difícil acesso à condução, famílias numerosas e até por não ter conhecimento de outros locais”, conta Cristiane Fidelis, analista sociopedagógica do Serviço Social.

O objetivo é aproximar os usuários de seus familiares a partir de práticas recreativas e esportivas, de modo a incentivar a convivência, a criação e o fortalecimento de laços entre os familiares. “É um dia importante para promover a integração familiar, onde a família pode passar um dia junto e com todo suporte necessário que oferecemos para isso”, diz Cristiane.

A Fundação oferece transporte de ida e volta e uma alimentação leve, mas espera que as famílias possam aproveitar o passeio de forma autônoma e responsável. “Sempre propomos no início alguma atividade física que possa ser realizada com o grupo e consequentemente entre responsáveis e crianças/adolescentes, mas depois deixamos as famílias explorarem o local”, afirma a analista.

O Dia da Família também é, portanto, uma oportunidade de conhecer um novo local ou região e explorar melhor os espaços públicos da cidade. “Quando pensamos nessa atividade, pensamos em atender um público de todas as idades, então tem que ser um local acessível para todos. A intenção é que eles conheçam os locais e passem a frequentar e ocupar esses espaços, sempre públicos”, sinaliza Fidelis.

Através desse evento, a Fundação Gol de Letra estabelece um vínculo institucional entre organização e família atendida, fortalecendo a rede de apoio e assistência que a Gol de Letra se propõe a oferecer, além de promover o enriquecimento dos laços entre a criança/adolescente e seus responsáveis, o que consideramos fundamental para o desenvolvimento integral de cada indivíduo.

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free