Educação Antirracista é tema central do V Fórum Gol de Letra

No período de 15 a 17 de janeiro de 2024, a sede da Gol de Letra no Caju, Rio de Janeiro, foi o palco do “V Fórum Gol de Letra – Compartilhando Saberes Antirracistas”. O evento, exclusivo para os funcionários da Gol de Letra, não se limitou a ser apenas uma capacitação; foi uma intensa jornada de reflexão e ação em prol da questão racial.

A escolha do tema antirracismo reflete o compromisso ético e social da Gol de Letra em abordar as desigualdades raciais. Não é apenas uma responsabilidade, mas um princípio fundamental na prática educacional. Outro objetivo do Fórum, que acontece a cada dois anos, é aproximar as equipes do Rio de Janeiro e São Paulo, não apenas como uma estratégia logística, mas também como uma oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer a união das equipes.

O evento representou um espaço valioso para a troca de ideias, construção de soluções práticas e o fortalecimento do compromisso coletivo diante dos desafios impostos pela busca por uma educação antirracista.

Destacaram-se palestras inspiradoras ministradas por renomadas especialistas: Sinara Rúbia Ferreira, escritora brasileira, educadora, contadora de histórias, e mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, que atualmente dedica-se à pós-graduação em História da África e Diáspora Atlântica; E Eliane de Assis, que, por sua vez, trouxe para o evento sua vasta experiência como Assistente Social e acadêmica na área de planejamento urbano, infância e juventude, projetos de geração de trabalho e renda, e pesquisadora nas áreas de Fundamentos do Serviço Social e Relações Raciais.

Debates, dinâmicas de compartilhamento de saberes e um tour pela Pequena África, no centro do Rio de Janeiro, guiado pelo Instituto Pretos Novos, também integraram e enriqueceram a programação.

Com este evento, a Fundação Gol de Letra reafirma seu papel como agente transformador, inspirando ações concretas em prol de uma educação que promova a igualdade racial e social. O “V Fórum Gol de Letra” não foi apenas um evento, mas um catalisador de mudanças, iluminando o caminho para uma educação verdadeiramente inclusiva e antirracista.

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
free online course