Educação Antirracista é tema central do V Fórum Gol de Letra

No período de 15 a 17 de janeiro de 2024, a sede da Gol de Letra no Caju, Rio de Janeiro, foi o palco do “V Fórum Gol de Letra – Compartilhando Saberes Antirracistas”. O evento, exclusivo para os funcionários da Gol de Letra, não se limitou a ser apenas uma capacitação; foi uma intensa jornada de reflexão e ação em prol da questão racial.

A escolha do tema antirracismo reflete o compromisso ético e social da Gol de Letra em abordar as desigualdades raciais. Não é apenas uma responsabilidade, mas um princípio fundamental na prática educacional. Outro objetivo do Fórum, que acontece a cada dois anos, é aproximar as equipes do Rio de Janeiro e São Paulo, não apenas como uma estratégia logística, mas também como uma oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer a união das equipes.

O evento representou um espaço valioso para a troca de ideias, construção de soluções práticas e o fortalecimento do compromisso coletivo diante dos desafios impostos pela busca por uma educação antirracista.

Destacaram-se palestras inspiradoras ministradas por renomadas especialistas: Sinara Rúbia Ferreira, escritora brasileira, educadora, contadora de histórias, e mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, que atualmente dedica-se à pós-graduação em História da África e Diáspora Atlântica; E Eliane de Assis, que, por sua vez, trouxe para o evento sua vasta experiência como Assistente Social e acadêmica na área de planejamento urbano, infância e juventude, projetos de geração de trabalho e renda, e pesquisadora nas áreas de Fundamentos do Serviço Social e Relações Raciais.

Debates, dinâmicas de compartilhamento de saberes e um tour pela Pequena África, no centro do Rio de Janeiro, guiado pelo Instituto Pretos Novos, também integraram e enriqueceram a programação.

Com este evento, a Fundação Gol de Letra reafirma seu papel como agente transformador, inspirando ações concretas em prol de uma educação que promova a igualdade racial e social. O “V Fórum Gol de Letra” não foi apenas um evento, mas um catalisador de mudanças, iluminando o caminho para uma educação verdadeiramente inclusiva e antirracista.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download samsung firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download