Festival RJ-SP promove educação integral e socialização por meio do esporte

O Festival de Integração Esportivo é uma ação prevista na metodologia institucional da Fundação Gol de Letra cujo principal objetivo é promover o alinhamento de metodologias, abordagens, atividades e também ações para aprofundar discussões sobre esporte educacional com nossas equipes e participantes.

Nesta ação, realizada no segundo semestre de 2022, foram ofertadas oficinas esportivas com 50 participantes, adolescentes de 12 a 14 anos, das unidades da Gol de Letra Rio de Janeiro e São Paulo no Acampamento Paiol Grande, situado na cidade de São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo.

Além da programação esportiva, que contou com capoeira, ginástica rítmica, multiesportes e dinâmicas variadas, realizamos também discussões sobre a agenda 2030 da ONU, que faz parte da prática educacional da Fundação.

Dentre os temas principais estão educação de qualidade e equidade de gênero, que são temáticas vitais para a garantia de direitos do nosso público, visto que estes fazem parte da parcela social mais afetada pela ausência destes direitos e conquistas.

Para que o leitor tenha uma ideia mais concreta de como um festival acontece, destacamos como organizamos a rotina das atividades.

Dia 1 – Foi feita a chegada, acomodação e uma dinâmica de integração entre os jovens. Após esta dinâmica, o grupo foi para o jantar. Para continuar com o processo de integração, foi ofertado um tempo livre de lazer e descanso onde os jovens puderam aproveitar as diversas instalações do acampamento.

Dia 2 –  O dia começa com o café da manhã. Após a refeição, o grupo participou de oficinas esportivas durante três horas. Todas as oficinas têm como foco educação integral e socialização por meio do esporte. Ao final da manhã foi servido o almoço, momento em que o grupo, além de comer, colabora com a organização da distribuição dos alimentos e organização geral do refeitório, praticando o cuidado coletivo.

Na parte da tarde foi realizado um fórum de discussões com o tema central: “Esporte e gênero na perspectiva da participação das meninas no esporte”. Ao término do dia, o grupo participou de uma apresentação de Capoeira que integrou os participantes na roda e nos instrumentos, além da apresentação de Ginástica Rítmica, que contou com a participação dos alunos no final para pôr em pratica todos os ensinamentos do dia.

Dia 3 – No último dia, o grupo se encontra novamente no café da manhã e, após a refeição, é realizada uma avaliação geral do evento, onde são expressas opiniões, aprendizagens e sugestões para novos momentos de intercâmbio entre as unidades. Ao final deste momento são iniciados os preparativos para o almoço e retorno às cidades de origem.

O Festival de Integração Esportivo contou com o patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental e promoveu a autonomia, independência e um intercâmbio cultural e de identidade entre os adolescentes.

A viagem, as tarefas do acampamento, o cuidado coletivo, a distância e o controle das emoções são lições valiosas para os jovens que vão amadurecendo comportamentos e visões de mundo muito importantes para seu desenvolvimento pessoal e cultural.

#Felizdequemparticipa!

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=